Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14439
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: A espetacularização do sagrado: o espetáculo da adoração como experiência religiosa e o protestantismo brasileiro.
Autor: Dolghie, Jacqueline Ziroldo
Resumo: No projeto inicial escrevemos que o objetivo geral da pesquisa era de verificar como as igrejas protestantes, a partir de sua lógica organizacional, têm oferecido produtos religiosos que mantenham um grau de satisfação dos leigos suficiente para lhes garantir a sobrevivência institucional no mercado religioso frente às novas demandas da adoração gospel. A partir do referencial teórico proposto nesta pesquisa entende-se o oferecimento de produtos como uma condição de administração da ideologia institucional para se adequar às demandas religiosas, tanto internas quanto externas, de seus membros. Assim, com a finalidade de tornar mais compreensível o objetivo o reformulamos. De fato o objetivo foi o de verificar se, e em que medida, o chamado louvor espetacularizado está sendo incorporado nas igrejas protestantes e como os pastores locais estão gerenciando tal situação. Como objetivos específicos propomos: a)- pontuar e descrever os principais eventos realizados em São Paulo que estejam dentro do perfil de espetáculo de adoração e verificar a presença de jovens protestantes; b)- Estudar o histórico das denominações estudadas, com o fim de fazer aproximações e distanciamentos de suas posturas atuais; c)-verificar, de forma qualitativa, o consumo de música gospel, especificamente de adoração gospel entre jovens protestantes; d)- analisar o discurso dos pastores locais em relação ao espetáculo de adoração e mercado gospel de forma geral, com vistas a estabelecer se existe ou não um padrão institucional/oficial definido; e)- verificar os produtos oferecidos nas denominações que se encontram relacionados aos espetáculos de adoração, tais como repertório, condução carismática e/ou performática de louvor.
Palavras-chave: espetacularizaç;  adoração;  mercado religio
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Centro de Ciências e Humanidades
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14439
Data de defesa: 7-Abr-2010
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1204_2008_0_11.pdf4.31 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.