Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
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- DissertaçãoMigração, cultura e linguagem: um estudo sobre famílias de imigrantes hispanos na Zona Leste de São PauloRodrigues, Kênia Oliveira de Souza (2025-02-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente dissertação investiga a formação de identidade e a preservação cultural entre famílias de imigrantes hispano-americanos residentes na Zona Leste de São Paulo, enfatizando os desafios e adaptações enfrentados em um contexto urbano multicultural. O estudo adota uma abordagem interdisciplinar para compreender como esses grupos mantêm suas raízes culturais ou as negociam com novos costumes e práticas após a integração à sociedade brasileira. Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisas descritivo-qualitativas, como revisão bibliográfica e documental, e observação participante, por meio da convivência interpessoal com o público-alvo, além de entrevistas semiestruturadas e de registros fotográficos. A pesquisa examina aspectos interdisciplinares vivenciados por imigrantes hispano-americanos, como o uso da língua espanhola, preservação e aquisição de tradições culturais e religiosas, além da interação com instituições locais, como escolas e igrejas. Também são analisados os impactos das políticas públicas brasileiras e das redes de apoio comunitário na construção de uma identidade híbrida. Os resultados indicam que essas famílias conseguem se adaptar às dinâmicas socioeconomicas e culturais da cidade de São Paulo, mesmo enfrentando dificuldades financeiras e preconceito. Nesse âmbito, este trabalho interdisciplinar tem a intenção de fornecer subsídios para a elaboração de políticas mais inclusivas e para o fortalecimento de iniciativas que valorizem a diversidade étnica e cultural de imigrantes no contexto urbano. Para compor a fundamentação teórico-conceitual necessária aos debates acerca do tema, abordamos autores como: Stuart Hall (2003; 2006; 2012), Roque de BarrosLaraia (2001), Noam Chomsky (1975; 2005), Zygmunt Bauman (2005; 2013), entre outros. E sugerimos que futuras pesquisas abordem ainda mais essas questõesfundamentais para a promoção de uma cidadania digna, plural e inclusiva. - DissertaçãoLiteratura no contexto da educação infantil: obstáculos, desafios e propósitosMendes, Sheila Morais de Sousa (2025-02-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A literatura contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e intelectual de todo ser humano. Quando se trata de crianças em pleno processo de aprendizado, sua importância é ainda maior. Além disso, a literatura pode promover a inclusão, a educação equitativa e o desenvolvimento pessoal e social na infância. Assim, fomentar a leitura de obras literárias durante essa fase é essencial, além de ser um direito fundamental. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios, obstáculos e propósitos na formação do leitor literário no contexto interdisciplinar da Educação Infantil, sob a perspectiva de professoras que trabalham com essa faixa etária. Dentre os nossos objetivos gerais e específicos, pretendemos: analisar como a literatura infantil é abordada nos documentos oficiais; identificar e analisar os desafios e obstáculos que as professoras enfrentam na formação do leitor literário no contexto da Educação Infantil; analisar propósitos que tenham como foco o desenvolvimento do leitor literário, por meio da documentação pedagógica e de projetos desenvolvidos pelas professoras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. A partir desse escopo, constatamos que há uma grande quantidade de professoras que se interessam em continuar estudando e se especializando em Literatura Infantil, desenvolvendo propostas potentes para apresentar e formar bons leitores literários, mas que ainda há desafios a serem superados para que esses propósitos sejam alcançados. - DissertaçãoFormação inicial de professores de biologia: desafios e dificuldades sob a ótica de egressosCunha, Itamara Carla Santos da (2025-02-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Os saberes necessários para a formação dos educadores têm sido objeto de estudo de diversos pesquisadores ao longo das últimas décadas, tendo em vista que a formação dos docentes impacta significativamente no processo de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, no seu desempenho escolar e desenvolvimento socioeducacional. No contexto dos professores de ciências, a biologia como disciplina contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante inserido em uma sociedade contemporânea cada vez mais tecnológica, capacitando-o para tomadas de decisão pautadas na ética e na responsabilidade ecológica. Frente a esse cenário, esta investigação teve como objetivo investigar, sob a ótica do professor de ciências e/ou biologia, quais os desafios e dificuldades de sua formação inicial para que um professor profissional de biologia possa ingressar na profissão com um repertório mínimo que possibilite novas construções ao longo de sua trajetória profissional. Foram entrevistadas quatro docentes das redes pública e particular de ensino. As entrevistas foram transcritas e analisadas seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin. As docentes entrevistadas nesta pesquisa expressam uma visão crítica sobre sua formação inicial, avaliando-a como uma experiência positiva, porém insuficiente para enfrentar as necessidades da realidade escolar e a atuação frente aos alunos em sala de aula. Sendo assim, futuras pesquisas e investigações são necessárias para garantir o acesso à Educação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. - DissertaçãoUm olhar sobre a educação integral: sobrevoando a perspectiva de estudantesVaz, Maria Cecília Carlini Macedo (2025-02-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo se localiza na linha de pesquisa “Formação do Educador para a Interdisciplinaridade” e tem como objetivo apresentar reflexões acerca da educação integral na perspectiva dos estudantes, a partir das minhas observações e trajetória pessoal na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Sua base se define metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica apoiada em obras de autores referenciais, legislações, dissertações e teses, somada à pesquisa com utilização do recurso de memória e autoestudo. Considerando, assim, o presente trabalho como um estudo apoiado em metodologia mista de pesquisa. Para o estudo bibliográfico procedeu-se a difícil e cuidadosa seleção, seguida de leitura e análise de autores relevantes, com o intuito de observar e apresentar uma perspectiva da educação integral na prática efetivada no cotidiano da escola. Somado ao conceito de educação integral, alicerçada em obras fundantes desse ideário, algumas anteriores à formalização do termo “educação integral”. É possível perceber que a preocupação com a integralidade do currículo aparece em diferentes tempos da história da educação brasileira como um caminho a ser pavimentado como possível alicerce para igualdade de direitos educacionais. Este aporte teórico apresentará subsídios para a diferenciação entre a ideia de educação integral e a ampliação do tempo de permanência no ambiente escolar. Os princípios de integralidade do currículo e da integralidade do conhecimento. Trata-se de destacar a educação integral como ferramenta de um projeto de sociedade no qual a educação é instrumento de transformação. - DissertaçãoProjeto Vila Cuore: a percepção de si e do outro por meio da gastronomiaBrancher, Monica Gutierrez Estevez (2025-02-03)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A dissertação teve como objetivo investigar o impacto do curso de técnicas gastronômicas, oferecido na Vila Cuore, na vida de seus participantes. Essa formação foi promovida pela Associação Aliança de Misericórdia na região periférica de São Paulo, no Parque de Taipas. O curso foi desenvolvido com o propósito de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho na área de gastronomia. O estudo se concentrou na análise das transformações culturais, sociais e econômicas vivenciadas por ex-alunos que participaram do curso entre 2018 e 2020. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas baseadas na história oral, permitindo a coleta e interpretação das narrativas dos participantes. A estrutura do trabalho foi organizada em três etapas: inicialmente, apresentou-se a Vila Cuore e a Associação Aliança de Misericórdia; em seguida, discutiu-se a relação entre o ser humano e o alimento, destacando a relevância da capacitação profissional na área de gastronomia; e, por fim, analisou-se o impacto do curso na vida dos participantes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas, no incentivo ao empreendedorismo, nas oportunidades profissionais, no crescimento econômico e nos benefícios emocionais e psicológicos. O texto exaltou a importância das narrativas como instrumento para a valorização das histórias pessoais, de empoderamento e de busca de propósito de vida. A prática da escuta ativa no processo envolveu prestar atenção plena e empática às histórias e experiencias dos alunos, criando um ambiente de confiança e respeito mútuo. O relato de si possibilitou aos alunos rememorarem suas experiências na Vila Cuore e perceberem o que construíram a partir daquele momento. Este trabalho buscou contribuir para o entendimento da gastronomia social como uma ferramenta transformadora, evidenciando a importância de projetos sociais de qualidade que ofereçam formação profissional e promovam inclusão social e econômica. Os resultados indicaram que o curso exerceu um impacto significativo na vida dos participantes, favorecendo não apenas o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, mas também o crescimento pessoal e emocional dos alunos.