RTI – modelo de resposta à intervenção: a importância da identificação e intervenção precoce com escolares de risco para os transtornos específicos de aprendizagem (TEAp)

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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ruivo, Adriana Cristina
Orientador
Campos , Ana Paula Soares de
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Programa
Resumo
Repensar novas formas de ensinar e aprender é urgente e emergente, diante dos altos índices do insucesso escolar dos estudantes. A pandemia Covid-19, evidenciou não apenas a fragilidade da educação brasileira como também revelou a importância de medidas educacionais para recompor as lacunas da aprendizagem, bem como fomentar políticas de identificação e intervenção precoce das dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) como um mecanismo de enfrentamento aos desafios educacionais, uma vez que esse modelo promove intervenções precoces diante do primeiro sinal de dificuldade de aprendizagem dos estudantes, integrando a avaliação e intervenção com habilidades consideradas como preditoras para a aprendizagem. Evidenciando assim, a importância das práticas pedagógicas respaldadas por pesquisas científicas na área da Educação, de modo a diferenciar os conceitos de dificuldade, transtorno e síndromes. A pesquisa foi conduzida por meio do método de revisão bibliográfica
Descrição
Palavras-chave
RTI , educação , intervenção precoce (escolar) , aprendizagem
Assuntos Scopus
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