Percursos formativos das(os) educadoras(es) que atuam no Programa Juventudes do Sesc São Paulo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Ana Cristina Amaia Batista Mendes de
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Santos, Lucineia Rosa dos
Santos, Lucineia Rosa dos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este estudo analisa os percursos formativos de educadoras e educadores que atuam no Programa Juventudes, uma ação socioeducativa desenvolvida pelo Sesc São Paulo com adolescentes e jovens entre 13 e 29 anos. As ações socioeducativas e socioculturais desenvolvidas por esse corpo de profissionais ocorrem a partir de uma leitura da realidade dos territórios, da valorização, da motivação e do protagonismo de adolescentes e jovens. A intencionalidade desse programa é formar, agregar valores de cidadania, promover trocas de experiências, o respeito e a valorização do sujeito como agente atuante no cotidiano e nos múltiplos territórios que transita. A pesquisa foi desenvolvida, na perspectiva teórica, com base em reflexões sobre as experiências profissionais, a formação e as trajetórias acadêmicas, as formas de aplicabilidade dos conhecimentos na prática e as trocas entre os pares realizadas nos coletivos do ambiente de trabalho. O nosso objetivo foi buscado por meio dos processos metodológicos, das respostas de questionários individuais e das observações das práticas diárias dos profissionais com os adolescentes e jovens. Descobrimos que a atuação dos educadores e das educadoras contribui para a formação de sujeitos comprometidos com sua própria transformação e de suas companheiras e seus companheiros. Ressaltamos que foi importante refletir sobre a noção de juventudes e seus direitos, assim como compreender o lócus da pesquisa, especialmente o programa socioeducativo, segundo os pressupostos da doutrina de proteção integral. Na busca de interpretar os dados e de desvelar o processo formativo, utilizamos como referências Paulo Freire (1987, 2011), Madalena Freire (2023), García (2009), Mizukami (1986) e Souza Neto (2010, 2012). A relação entre educador e educando também constitui parte integrante do processo formativo.
Descrição
Palavras-chave
direitos juvenis , educação , formação de educadores , interdisciplinaridade , Programa Juventudes