Política de educação inclusiva nas escolas na visão do gestor escolar
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martinho, Simone Munhoz Soares
Orientador
Amato, Cibelle Albuquerque de la Higuera
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Fernandes, Vera Maria Jarcovis
Fernandes, Vera Maria Jarcovis
Programa
Ciências do Desenvolvimento Humano
Resumo
A educação inclusiva tem sido um grande desafio para o sistema educacional. O gestor escolar
assume um papel importante para a superação dos desafios encontrados durante a construção
de um ambiente inclusivo, pois é ele que lidera as mudanças necessárias em toda a escola. A
liderança exercida pelo gestor escolar deve ser compartilhada com todos os membros da
comunidade escolar para que todos se tornem responsáveis na tomada de decisões no ambiente
escolar. Algumas pesquisas demonstram que a gestão escolar democrática e participativa
constitui-se em um aspecto fundamental para se construir uma cultura inclusiva no ambiente
educacional. Este estudo teve como objetivo identificar a visão do gestor escolar sobre a política
de educação inclusiva nas escolas. A amostra do estudo foi composta por dados de 132 gestores
de escolas de todos os estados do país, sendo 66 gestores de escola pública e 66 gestores de
escola privada de ensino regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, no
formato on line, desenvolvido para mapear a política de educação inclusiva da escola. Antes de
ser aplicado para os gestores, o questionário foi submetido à análise de 6 juízes, no intuito de
se obter evidência de validade de conteúdo. O Índice de Validade de Conteúdo do instrumento
atingiu 88%, acima portanto, do índice mínimo de concordância de 80%. Para análise dos dados
coletados, a pesquisa utilizou o método quantitativo e qualitativo. No tocante à existência da
gestão democrática nas escolas, os resultados demonstraram que a gestão escolar está mais
centralizada na equipe pedagógica com maior participação da família e do professor para a
elaboração do Projeto Político Pedagógico e das diretrizes da educação inclusiva nas escolas
públicas. Em relação às 3 principais dificuldades encontradas pelo gestor para a implementação
de uma educação inclusiva, foram mencionadas estrutura e recursos, professores e atendimento
ao aluno. Destacando-se que o gestor da escola privada identificou a falta de apoio da família
como a sua maior dificuldade para a implementação da educação inclusiva. Por outro lado, o
gestor da escola pública cita dificuldades que estão mais vinculadas aos recursos financeiros
oriundos do Estado, tais como, falta de material adequado, de recursos humanos e de
professores especializados. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos gestores afirmou
cumprir as políticas públicas brasileiras que tratam sobre educação inclusiva, mas acredita que
elas não contribuem para a concretização da educação inclusiva no país. Em vista disso, as
políticas públicas devem ter como foco meios que subsidiem as escolas de propiciar uma
educação inclusiva. Em suma, os resultados evidenciaram que ainda há muito trabalho a ser
feito pelo gestor, tendo em vista o número crescente de matrículas de alunos de inclusão nas
escolas, propondo-se ao gestor uma reflexão quanto à existência da gestão democrática na
escola e ao seu papel de mobilizador de ações educativas que envolvam a comunidade escolar
para a concretização de uma política educacional inclusiva nas instituições de ensino.
Descrição
Palavras-chave
gestor escolar , gestão democrática , políticas públicas , educação inclusiva , Inclusão