Um sistema baseado na autorregulação da aprendizagem para aferição da aquisição do conhecimento

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Leite, Paula Torales
Orientador
Silveira, Ismar Frango
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Guarda, Graziela Ferreira
Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva
Programa
Engenharia Elétrica e Computação
Resumo
A avaliação da aquisição de conhecimento constitui um desafio contínuo no cenário educacional, principalmente por estudantes do ensino superior. Nesse contexto, a autorregulação e a metacognição emergem como ferramentas para aprimorar esse processo, colaborando para que os aprendizes consigam monitorar sua própria aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de um sistema computacional baseado na autorregulação para a aferição da aquisição do conhecimento no ensino superior. Assim, busca-se contribuir no processo de aprendizagem dos alunos e facilitar o acompanhamento por parte dos instrutores. Para isso, foi conduzida uma revisão da literatura, bem como, o desenvolvimento do sistema computacional utilizando a metodologia Design Thinking. Os resultados de testes realizados com educadores apontaram para um consenso quanto `a viabilidade de aplicação do sistema, evidenciando que essa proposta contribuí para uma avaliação mais humanizada e auxilia na identificação das necessidades dos estudantes. Um caminho viável para continuidade deste trabalho seria, a atenção aos pontos que foram encontrados no decorrer da pesquisa com o intuito de aprimoramento do sistema, visando aplicá-lo de forma efetiva em ambientes educacionais.
Descrição
Palavras-chave
autorregulação , aprendizagem , sistema computacional
Assuntos Scopus
Citação