Teatro do oprimido : rupturas, permanências e transform(ações)
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-02-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Raul Moraes
Orientador
Silveira, Isabel Orestes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Souza Neto, João Clemente de
Mayor, Mariana França Soutto
Mayor, Mariana França Soutto
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Essa dissertação objetivou apresentar rupturas, permanências e transformações da prática do Teatro do Oprimido (TO), tendo em vista o período em que foi concebido, na década de 1970 e como é praticado hoje pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO Rio). Assim, os três capítulos dessa dissertação apresentam a estrutura do TO; a vida, obra e contexto social, histórico e cultural de Augusto Boal, além de apresentar um relato de experiência prática contemporâneo do TO. Dessa maneira, essa pesquisa é do tipo cartográfica, no sentido de construir caminhos de referência e percursos alternativos em vistas de apreender fenômenos complexos e nuances rizomáticos da realidade, e utilizou como base tanto a pesquisa bibliográfica e documental, com base em Boal (1979, 1996, 2001, 2009, 2013, 2014, 2020), Da Silva (2008), De Castro (2004); Freire (1987) Nascimento (2004) Santos (2009, 2010, 2016). Trata-se de um Estudo de Caso pelo fato da investigação buscar estratégias para a análise do TO no esforço de conhecer o fenômeno atual em seu contexto real. Assim, o procedimento realizado em junho de 2022, no CTO Rio, possibilitou por meio de uma entrevista semiestruturada o contato com duas coringas, no esforço de responder a problemática.
Descrição
Palavras-chave
teatro do oprimido , Augusto Boal , Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro , história do teatro