A importância dos processos de qualidade em gerenciamento de projetos e seus impactos na satisfação de clientes
Tipo
Monografia
Data de publicação
2013-09-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Adriana Aparecida da
Orientador
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Programa
Resumo
Diante da grande demanda de projetos gerada em todos os ramos do mercado, seja ele industrial ou de serviços, esta monografia apresenta a importância dos processos de qualidade (planejar, garantir e controlar) em Gerenciamento de Projetos e como os mesmos podem contribuir para a satisfação do cliente. Através de cases de projetos que fracassaram ou que obtiveram sucesso é possível identificar a importância dos processos de qualidade. Para uma melhor compreensão do cenário é utilizado como base a evolução do conceito e gestão da qualidade e os processos de gerenciamento da qualidade do projeto. O gerenciamento da qualidade completa o gerenciamento de projetos e esta inteiramente ligada as disciplinas que destacam a importância da satisfação do cliente, prevenção ao invés de inspeção, melhoria contínua, dentre outros, tudo isso a fim de obter um projeto bem elaborado e com a qualidade desejada e planejada, para o alcance do sucesso na entrega do projeto final. A criação de novos projetos tem sido cada vez mais frequente e sem dúvida, o gerenciamento da qualidade nestes, possibilitará grande transformação, mudança, inovação e a tão sonhada satisfação dos clientes.
Given the great demand of projects in all branches of market, whether industrial or services, this monograph presents the importance of quality processes (planning, warranty and control) in Project Management and how this can contribute to customer satisfaction. Through of projects cases that failed or get success is possible to identify the importance of quality processes. For better understanding of the scenario is used as base the evolution of concept and quality management and the process of project quality management. The quality managing completes the project management and this is fully connected with disciplines which highlight the importance of customer satisfaction, prevention instead of inspection, continuous improvement, among others, all in order to get a excelente project design with the quality desired and planned for achieving success in the final project delivering. The new projects created have been increasingly frequent and undoubtedly the quality management in these process enable great transformation, change, innovation and the so dreamed customer satisfaction.
Given the great demand of projects in all branches of market, whether industrial or services, this monograph presents the importance of quality processes (planning, warranty and control) in Project Management and how this can contribute to customer satisfaction. Through of projects cases that failed or get success is possible to identify the importance of quality processes. For better understanding of the scenario is used as base the evolution of concept and quality management and the process of project quality management. The quality managing completes the project management and this is fully connected with disciplines which highlight the importance of customer satisfaction, prevention instead of inspection, continuous improvement, among others, all in order to get a excelente project design with the quality desired and planned for achieving success in the final project delivering. The new projects created have been increasingly frequent and undoubtedly the quality management in these process enable great transformation, change, innovation and the so dreamed customer satisfaction.
Descrição
Palavras-chave
Satisfação de cliente , Sucesso , Gestão de projetos , Planejamento estratégico , Gestão da qualidade