Desenvolvimento do mercado de atacado e varejo para embalagens de transporte e armazenagem de produtos

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2023-10-10
Autores
Bassi, Lauricio Honnicke
Orientador
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ghobril, Alexandre Nabil
Shiraishi, Guilherme de Farias
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo: Desenvolver um novo segmento de mercado para a empresa Rentank Embalagens no segmento de varejo de materiais de construção com foco na oportunidade identificada. Aplicação: Uso de embalagens retornáveis, que permitem ao usuário a eliminação por completo dos resíduos gerados com madeira e plásticos utilizados no processo atual., assim como ganho de espaço e segurança na armazenagem. Inovação: Foi desenvolvido um novo modelo de embalagem articulada e resistente, garantindo a segurança dos produtos transportados, assim como a possibilidade da logística reversa. Esta solução, além de inovadora, atinge os objetivos na qual foi proposta, eliminando resíduos e aumentando a eficiência do processo. Complexidade: A realização de um estudo, na qual busca identificar oportunidades dentro de grandes players de mercado, torna-se complexa, devido a quebras de paradigmas quando se trata de buscar alternativas à um processo existente. Mesmo com possibilidade de melhorias, trata também da possibilidade de mostrar pontos frágeis do processo existente, levantando-se assim, questionamentos e motivações para mudanças. Impacto: Os testes realizados com o MVP apresentam total eliminação de resíduos sólidos, não utilizando madeira e plásticos, como utilizados no processo atual. Desta forma, este estudo compactua com as exigências do ESG (environmental, social and governance), reduzindo os impactos ambientais, com a geração de resíduos prejudiciais ao ambiente. Método: O projeto baseou-se na Metodologia para Resolução de Problemas e Exploração de Oportunidades, desenvolvida por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).
Descrição
Palavras-chave
expansão de mercado , sustentabilidade , eficiência , logística
Citação