Percepção dos pais sobre os impactos da pandemia na qualidade assistencial de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e indicadores de saúde mental
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Curdoglo, Ana Carolina da Cruz
Orientador
Becker, Natalia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Silva, Mônica Aparecida da
Silva, Mônica Aparecida da
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O período pandêmico intensificou desafios relacionados à atenção em saúde mental das crianças
e adolescentes com deficiência intelectual (DI). O presente estudo objetivou descrever as
percepções dos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com DI durante e pós-pandemia
em relação a qualidade dos serviços e atendimentos em saúde mental públicos e privados,
caracterizar os indicadores clínicos e comportamentais apresentados pelas crianças ou
adolescentes durante e pós-pandemia de COVID-19, bem como comparar os indicadores
clínicos e de comportamentos apresentados durante a pandemia entre aqueles que tiveram e não
tiveram acesso a serviços assistenciais de saúde mental. Foi realizado um estudo transversal
exploratório com amostra não-probabilística de conveniência. Participaram 65 pais ou
responsáveis, com filhos com idades entre 4 e 18 anos que apresentassem diagnóstico de DI e
que realizaram ou realizam atendimentos em serviços de saúde mental durante e/ou pós pandemia. A coleta de dados foi híbrida (on-line e presencial durante fevereiro a maio 2023) e
a amostra da região Sudeste do Brasil. Para responder aos objetivos do estudo foram utilizados:
1) Questionário para pais ou responsáveis elaborados pelas pesquisadoras; 2) SDQ – Strengths
and Difficulties Questionnaire e; 3) ESQ – Experience of Service Questionaire. As análises
descritivas foram realizadas utilizando medidas de tendência central, de acordo com o tipo de
variável para verificar os objetivos específicos 1) e 2) e para responder ao objetivo 3) análises
inferenciais de comparação de médias utilizando o teste T Student ou Test Mann-Whitney
conforme a distribuição de dados. Os resultados obtidos apontaram que 1) a maioria dos
respondentes da pesquisa referiram satisfação, respondidos em escala Likert do ESQ em relação
a qualidade da experiência com serviços voltados para a saúde mental infantil; 2) maior
pontuação nas subescalas do SDQ em comportamentos pró-social, seguidos de problemas de
relacionamento com colegas e hiperatividade e; 3) maior valor na escala de hiperatividade do
SDQ entre as criança ou adolescentes que realizaram atendimento em saúde mental durante a
pandemia em relação àquelas que não realizaram. As principais conclusões do estudo foram
relevantes tendo em vista as poucas pesquisas realizadas em saúde mental para essa população
durante a pandemia, utilizando como instrumento o SDQ, bem como a sensibilização da
importância de se obter o feedback dos usurários dos serviços prestados em saúde mental para
contribuir com novas ações de políticas públicas para a saúde mental de crianças ou
adolescentes com DI na região Sudeste do Brasil.
Descrição
Palavras-chave
deficiência intelectual , crianças , adolescentes , Covid-19 , saúde mental , qualidade assistencial