Literatura e livros-jogos: a adaptação literária e seus benefícios
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-09-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Pedro Panhoca da
Orientador
Brito, Regina Helena Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Muraro, Marlon Luiz Clasen
Santos, Rafael Fonseca
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias
Prado, Márcio Roberto do
Santos, Rafael Fonseca
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias
Prado, Márcio Roberto do
Programa
Letras
Resumo
Esta tese busca mostrar o quanto os benefícios que uma adaptação de um clássico da literatura lusófona para o formato de livro-jogo pode oferecer a seus leitores-jogadores. Para isso, primeiramente este híbrido textual é apresentado, bem como suas vertentes, para logo em seguida desenvolver-se um estudo de caso baseado numa adaptação literária anglófona – três textos de Lewis Carroll – para o formato de livro-jogo. Logo após esta análise, é possível pensar numa inédita adaptação lusófona. Por fim, uma pesquisa de opinião de campo é feita para verificar a recepção que esse livro-jogo literário em língua portuguesa obteve para, dessa forma, expor seus benefícios e se pensar no futuro desse tipo de livro interativo. Os seguintes autores são utilizados como embasamento dessa pesquisa: Silva (2019) para o conceito do livro-jogo; Gardner (2013) no que tange à análise dos textos anglófonos originais; Hutcheon (2013) no
que concerne à adaptação; King (2003), Vandermeer (2010) e Roas (2017) no que diz respeito ao horror, steampunk e fantasia, respectivamente; Campbell (1989) no tocante à jornada do herói, bem como outros autores relevantes utilizados ao longo do texto. Percebe-se que há falta de divulgação e, por consequência, utilização de livros-jogos em espaços de mediação ou mesmo de deleite, e que livros-jogos advindos da literatura são mais raros ainda, mas que há demanda para adaptações lúdicas desse tipo graças a sua recepção positiva. Além disso, eles muito podem agregar a novos leitores-jogadores e mediadores
Descrição
Palavras-chave
livro-jogo , literatura Infanto-juvenil , livro interativo , RPG , adaptação