Criação e validação de um protótipo de aplicativo para intervenção e treino de consciência fonológica
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-04-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Scotini, Carolina Yoshida
Orientador
Macedo, Elizeu Coutinho de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Gonçalves, Maria de Jesus
Corrêa , Ana Grasielle Dionísio
Corrêa , Ana Grasielle Dionísio
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O processo do aprendizado da leitura requer a aquisição de diversas habilidades prévias, durante a infância. Estudos apresentam evidências científicas de que a consciência fonológica é uma das principais habilidades preditoras ao desenvolvimento da leitura. Contudo, apenas a consciência fonológica não é a única e a mais importante das habilidades preditoras. As habilidades de reconhecimento de códigos, reconhecimento do alfabeto e linguagem oral contribuem para o desenvolvimento da leitura. Para o aprendizado desta habilidade, a intervenção com o uso de programas computadorizados se mostrou efetivas e com transferência de ensino para a leitura, incluindo crianças com dificuldade de aprendizado ou deficiências. Os estudos apresentam as seguintes tarefas para a avaliação e consequentemente o aprendizado da consciência fonológica, são descritas como: isolamento de fonemas, identificação de fonemas, categorização de fonemas, transposição de fonemas, segmentação de fonemas e deleção de fonemas e rima. O objetivo deste trabalho foi criação e validação de um aplicativo que tem como proposta trabalhar habilidades emergentes na alfabetização com base nas habilidades de consciência fonológica em crianças entre 5 e 7 anos com dificuldade de aprendizado. Foram desenvolvidas 11 atividades que promovam o ensino da Consciência fonológica através de interação por toque na tela. A fim de atingir os objetivos propostos, o trabalho a seguir é apresentado nas seguintes etapas: 1) Criação de atividades que promovam o ensino da Consciência fonológica em crianças com dificuldade de aprendizagem. 2) Desenho do aplicativo com as atividades criadas para promoção de consciência fonológica baseado nos princípios da análise do comportamento. 3) Avaliação a adequação do desenho do aplicativo para promoção de habilidades de consciência fonológica. Para a análise dos resultados foi elaborada uma tabela onde as observações dos juízes foram classificadas. A fim de melhor compreender as observações feitas pelos juízes, foram criadas 3 categorias em função das observações realizadas: Críticas, Sugestões e Comentários. Em geral dos resultados, do total de 53 observações realizadas pelos juízes, 22 (41%) foram de comentário, 21 (39%) foram de sugestões como melhorias e apenas 10 (18%) foram de críticas. O estudo mostrou a importância das etapas de construção das tarefas, bem como a aplicabilidade para cada etapa do desenvolvimento da consciência fonológica junto a análise do comportamento.
Descrição
Palavras-chave
consciência fonológica , intervenção , aplicativo