Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema

Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Blas, Rafael Vieira
Orientador
Guerra Neto, Abílio da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Anelli, Renato Luiz Sobral
Lima, Zeuler
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes.
Descrição
Palavras-chave
Lina Bo Bardi , arquitetura , cinema , cenografia
Assuntos Scopus
Citação