Estratégias para o aprimoramento dos processos de atendimento a clientes internos da área de suprimentos

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2022-02-15
Autores
Silva, Rosemary Dias da
Orientador
Silva, Adilson Aderito da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Correia, Vanderli
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Assunto: O trabalho se propõe a implantar melhorias no nível de atendimento da área de suprimentos aos clientes internos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) a partir da oti-mização dos processos visando destacar a atuação estratégica da área na aquisição de insumos, soluções e serviços. Aplicação: A implantação será atribuída à gestão da área, que atua na melhoria contínua dos processos visando um atendimento de excelência aos diversos clientes internos. Inovação: A inovação avaliada para esse processo é incremental e caracterizada pela utiliza-ção de uma ferramenta e-procurement que deve otimizar os processos em compras spot e ga-rantir um ganho de tempo à equipe, necessário para equipe atuar estrategicamente em aquisi-ções de maior volume financeiro e de elevada especificidade. Impacto: O resultado da proposta implicará em uma atuação estratégica da área de suprimen-tos, o que deve gerar maior assertividade na seleção dos fornecedores, garantia de qualidade nos produtos ou serviços ofertados, além de economia na conclusão dos projetos. Complexidade: A complexidade está no desenvolvimento e na capacitação técnica de equipe no sentido de mudar o mindset de atuação numa interface mais ativa com as outras áreas requisitantes da instituição. Metodologia Aplicada: A solução está embasada na metodologia de resolução de problemas e exploração de oportunidades proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) com apoio na matriz de Kraljic (1983) para realizar a análise diagnóstica.
Descrição
Palavras-chave
planejamento estratégico , otimização de processo , matriz kraljic , ferramenta E-Procurement
Citação