Ilo Krugli e o discurso político no teatro infantojuvenil em O Mistério do Fundo do Pote

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-08-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lima, Natália Sanches Ferreira
Orientador
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Trevisan, Ana Lúcia
Andrade, Carlos Augusto Batista de
Programa
Letras
Resumo
A presente dissertação situa-se na área de concentração de estudos discursivos e textuais e insere-se na linha de pesquisa de “Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto”, do Programa de Po´s-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Nossa pesquisa nasce a partir da pergunta: de que forma o teatro infantojuvenil pode contribuir para formação sociopolítica da criança e do adolescente? Tem-se como objetivo geral observar de que maneira as personagens contidas na peça podem influenciar o leitor/público por meio da formação discursiva e, como objetivos específicos, verificar como as instituições de poder estão representadas na peça; analisar quais são as relações interdiscursivas presentes na obra; mapear o que as posições discursivas EU-TU revelam a respeito das personagens e apresentar as relações entre as instituições de poder e a proposta da peça no universo infanto-juvenil. Nosso corpus constitui-se da peça O mistério do fundo do pote, escrita por Ilo Krugli (1930-2019) em 1989. Em nosso arcabouço teórico tratamos dos seguintes conceitos: signo ideológico (VOLÓCHINOV 2018); palavra (BONDÍA 2002); formação discursiva (FOUCAULT 2012; PÊCHEUX 1988; ORLANDI 2005, 2015; MAINGUENEAU 2008, 2010); condições de produção (ORLANDI, 2005); relação língua/ideologia (PÊCHEUX, 1988); posições do EU-TU (MAINGUENEAU, 1996ª; CHARAUDEAU, 2016); ethos (MAINGUENEAU, 2020); arquieununciador (MAINGUENEAU, 1996b); assujeitamento (ALTHUSSER, 1970); corpos dóceis (FOUCAULT, 2013); e, por fim, simbólico e violência simbólica (BOURDIEU 2006, 2012). Feitas as análises, identificamos uma ação artístico-pedagógica intensa construída a partir de metáforas-poéticas para tratar de questões políticas com o público infantojuvenil, desenvolvendo no leitor/público um repertório capaz de identificar sujeitos semelhantes aos personagens na vida real e percebemos que a compreensão profunda das pistas existentes no discurso permite a liberdade criativa para que o leitor/público possa construir um novo discurso.
Descrição
Palavras-chave
discurso , análise do discurso , teatro , ideologia , sujeito
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