Captura de dados da WEB e mineração de texto de aplicações móveis para educação musical: um estudo pautado na avaliação heurística de usabilidade
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-06-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Olimpio, Anara
Orientador
Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silva, Leandro Augusto da
Ferreira, Hilcéa Santos
Ferreira, Hilcéa Santos
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Com o crescimento da disponibilização e uso de aplicações móveis nas mais variadas áreas, inclusive na educacional, tornou-se necessário o desenvolvimento de mecanismos e ferramentas que, deforma automática, possibilitem o mapeamento e a análise de informações com base em diferentes perspectivas. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar aplicativos móveis e interativos que objetivam apoiar a educação musical. Paraiso, foi utilizada a abordagem orientada para descoberta do conhecimento em base de dados que possibilitou coletar dados, pré-processar, transformar, explorar, minerar, demonstrar os resultados das análises efetuadas e, por fim, documentar o processo e seus conhecimentos adquiridos. A análise, utilizando o processo de descoberta de conhecimento em base de dados, objetivou contribuir para desenvolvimento de ferramentas de educação musical servindo de apoio aos desenvolvedores e proporcionando a compreensão da importância de zelar pelas informações disponíveis na loja virtual. Trata-se de um estudo quantitativo e, para a construção da análise, foram selecionados 70 aplicativos a partir da busca de aplicativos de educação musical interativos que estão disponíveis na loja virtual da Google Play Store e que são o alvo desse estudo. Foi feita a extração dos dados dos aplicativos selecionados, realizado pré-processamento, transformação e armazenamento dos dados no MongoDB. Em seguida, aplicou-se a análise exploratória, que mostrou que 90% dos aplicativos de educação musical são gratuitos para a transferência para o dispositivo, sendo que dos 63 aplicativos gratuitos 38 não possuem monetização interna, ou seja, são totalmente gratuitos. Os aplicativos apresentaram média de notas de 4,24, o que representa resultado positivo, tendo em vista que a avaliação pode variar de uma a cinco estrelas. Também, notou-se que todos os aplicativos são de classificação livre e 51 aplicativos não possuem limitação de faixa etária. Para a mineração de textos foram analisados 21.128 comentários de usuários, que pertenciam a 49 dos 70 aplicativos analisados. Foi aplicada a inferência binária para classificação do comentário em usabilidade ou não usabilidade, o que demonstrou que 27% dos comentários estão relacionados `a usabilidade do sistema. Foi constatado ainda que comentários de usabilidade possuem em média 90 caracteres, enquanto os demais contêm em média 25 caracteres. Compararam-se alguns comentários com 15 heurísticas de usabilidade, sugeridas em estudos incluídos na revisão bibliográfica efetuada, e constatou-se que alguns comentários dos usuários são similares às heurísticas utilizadas por avaliadores especialistas em usabilidade. Ao final, concluiu-se que as informações constantes na loja virtual devem ser acompanhadas, constantemente, pelos desenvolvedores e que trazem informações importantes sobre o aplicativo.
Descrição
Palavras-chave
mineração de textos , aplicativos móveis , web scraping , descoberta do conhecimento , educação musical
Assuntos Scopus
Citação
OLIMPIO, Anara. Captura de dados da WEB e mineração de texto de aplicações móveis para educação musical: um estudo pautado na avaliação heurística de usabilidade. 2020. 122 f. Dissertação (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020