Formação do professor e inclusão educacional no ensino superior
Tipo
Tese
Data de publicação
2020-11-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Sheila Carla de
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Souza Neto, João Clemente de
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Aparício, Ana Silvia Moço
Souza Neto, João Clemente de
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Aparício, Ana Silvia Moço
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A educação inclusiva no ensino superior enfrenta desafios para sua consolidação e
são as condições específicas de aprendizagem das pessoas com deficiência (PcD) e
a falta de formação dos professores para esse atendimento. Mediante tais carências
de formação inicial e continuada desses profissionais, delineiam-se os objetivos
principais deste estudo que são investigar e analisar as ações e percepções dos
professores do ensino superior com alunos da educação inclusiva. Para isso, esta
pesquisa fundamenta-se nos estudos teóricos de Bratti, Mizukami, Pletsch, Poker et
al, Santos & Hostins, Silva Neto et al, Tomelin, Veiga e Vitalino. Os procedimentos
metodológicos adotados são pesquisa de campo explicativa, de caráter quantitativo e
qualitativo, com aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A
investigação é realizada com 92 professores vinculados em instituição de ensino
superior (IES) de grande porte, situada na região metropolitana de São Paulo. Os
resultados apontam 81 professores participantes do questionário e 11 da entrevista.
Os dados iniciais mostram que existe um distanciamento expressivo entre os aspectos
idealizados nas legislações vigentes e os realizados no atendimento da PcD no ensino
superior. Os professores possuem carência de formação inicial e continuada para
atuação com o público da educação especial e indicam vontade de aperfeiçoamento
de suas práticas para melhorar os atendimentos educacionais prestados a esses
alunos. Os docentes apontam a existência de preconceito e barreiras atitudinais da
comunidade acadêmica com o público da educação especial no ensino superior.
Relatam insegurança e identificam como positivas as parcerias com outros
professores e Núcleo de Acessibilidade (NA) institucional. Os professores
investigados utilizam, prioritariamente, as estratégias de ‘sensibilidade e acolhimento’,
‘tempo estendido’ e ‘local separado para realização de provas’, habitualmente
recomendados pelo NA e, por isso, possuem expectativa de expansão de atuação
desse setor institucional. Ainda, os professores possuem a “base de conhecimento do
conteúdo” satisfatória, mas necessitam ampliar as bases de “Conhecimento
Pedagógico Geral” e “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK)”. Diante desse
cenário, nota-se a urgência das IES aprimorarem suas políticas internas para o
atendimento mais eficiente das PcD no ensino superior. São necessários cursos de
capacitação com enfoque didático-pedagógico para ampliar e aperfeiçoar a formação
e conhecimento dos professores. Para isso, indica-se a realização de pesquisas de
campo para elaboração de Programas de Formação Continuada para Professores de
Graduação na Perspectiva da Educação Inclusiva, pois a ampliação do número de
professores capacitados nessa área contribuirá para uma educação inclusiva mais
efetiva que oportunize o ingresso, permanência e formação dos alunos com condições
específicas de aprendizagem no ensino superior.
Descrição
Palavras-chave
formação docente , educação inclusiva , educação especial , ensino superior
Assuntos Scopus
Citação
SOUZA, Sheila Carla de. Formação do professor e inclusão educacional no ensino superior. 2020. 201 f. Tese ( Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.