Se essa rua fosse minha: relações da cidade com a educação na experiência paulistana
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-09-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Esteves, Cássia Marques
Orientador
Vieira, Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldana Júnior, Valter Luis
Moll, Jaqueline
Pisani, Maria Augusta Justi
Girotti Callas, Danielle
Moll, Jaqueline
Pisani, Maria Augusta Justi
Girotti Callas, Danielle
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação analisa as relações entre a cidade e a educação, abrangendo suas características socioterritoriais e geopolíticas, sob a égide das teorias e filosofias educacionais do final do século XX e seus desdobramentos em escala nacional e, de maneira pormenorizada, no município de São Paulo. A partir do referencial teórico e filosófico educacional que considera a educação por experiência, proposta por John Dewey, com significância e intencionalidade segundo Lev Vygostsky e David Ausubel, a presente pesquisa busca a conexão entre o processo formacional do indivíduo em sua relação com o espaço urbano. Estas relações serão observadas em São Paulo, oitava maior metrópole do mundo, que possui características particulares fecundas à análise a partir da década de 1990. Quanto a observação do fenômeno urbano paulistano, toma-se como referência David Harvey em seu diálogo com Henri Lefebvre quanto ao direito à cidade, o urbanista e historiador Leonardo Benévolo em sua descrição da consolidação da cidade moderna e Josep Montaner quanto ao uso e apropriação política da cidade. Assim, no diálogo entre teoria, efetivação e prática do projeto educacional no recorte loco temporal proposto, a dissertação busca responder em quais aspectos o estreitamento da relação entre cidade e educação pode ocorrer de forma a beneficiar e potencializar ambos. Revisitando a bibliografia, o conjunto de dados estatísticos, apropriando-se das referências gráficas e cartográficas, e da diversidade de textos, conjugando-os de forma a qualificar a reflexão, intenciona-se responder à questão retórica exposta no título. Qual seja, em sendo esta rua minha, como poderia ela ser, diante do quadro relacional existente entre a educação e a cidade hoje.
Descrição
Palavras-chave
cidade , educação , urbanidade , cidadania , políticas públicas
Assuntos Scopus
Citação
ESTEVES, Cássia Marques. Se essa rua fosse minha: relações da cidade com a educação na experiência paulistana. 2021. 267 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.