Interação entre pesquisadores e geração de conhecimento em programas de pós-graduação em administração de empresas: uma análise baseada em redes sociais

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-11-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferreira, Shayene Amaral
Orientador
Sambiase, Marta Fabiano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Ogasavara, Mario Henrique
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O ambiente socioeconômico do início do século 21 é marcado pelo conhecimento, que se tornou ativo crítico para indivíduos e organizações. A criação do conhecimento organizacional tem como base os indivíduos e suas interações, como um processo dinâmico e relacional. Dessa forma, recursos são incorporados nos relacionamentos interpessoais em que indivíduos são capazes de acessar e alavancar conhecimento. A Visão Baseada no Conhecimento suporta estudos em nível de indivíduos, grupos ou organizações, apresentando perspectivas diversas sob o argumento de que o conhecimento é uma fonte que gera desempenho superior. Se tais premissas são aplicadas em setores variados da economia, acredita-se que é válido para ampliar a compreensão do ambiente brasileiro dos Programas de Pós-Graduação acadêmica, em Administração de Empresas (PPGAs). Com isso, este estudo investiga o papel das relações entre docentes permanentes dos PPGAs brasileiros na geração de conhecimento na área de Administração, seguido de análise das notas dos PPGAs no quadriênio 2013 a 2016, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na dimensão relacional do capital social, que consiste na força das relações – quão bem um indivíduo conhece seus parceiros de intercâmbio tanto é capaz de acessar e alavancar recursos incorporados nos relacionamentos. Para a realização da pesquisa foi adotada metodologia de análise de redes sociais a partir da extração de dados secundários das plataformas Sucupira e Lattes CNPQ. Os resultados apontam que as interações entre os docentes permanentes (DPs) têm relação positiva com a qualidade do conhecimento gerado pelos PPGAs, e que o conhecimento gerado por DPs se relaciona positivamente com a nota de avaliação Capes dos programas. Assim, as interações entre autores influenciam, de alguma forma, as notas de avaliação Capes para os PPGAs. Em contrapartida, a geração do conhecimento em Administração é mais qualificada onde há concentração geográfica de PPGAs, na região Sudeste principalmente. Outro aspecto observado pelo trabalho é que a geração do conhecimento em Administração não é maior em Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas do que em privadas, apesar da quantidade de PPGAs públicos e privados serem equivalentes. Com isso, esta dissertação contribui lançando luzes à geração do conhecimento na área de Administração e apresenta reflexões sobre pontos de melhoria nos aspetos relacionais e avaliativos dos programas. O estudo indica a importância das interações entre os DPs dos PPGAs brasileiros, enriquecendo o conhecimento e integrando áreas mais longínquos deste grande Brasil; no entanto é preciso cautela com a participação de DPs em vários programas. Algumas implicações práticas desses resultados são sugeridas à Capes, como a consideração da quantidade de DPs que produzem conhecimento, valorizando a proporção entre esses aspectos; outro ponto sugerido, é considerar as especificidades de região e tipo de PPGA, quanto à quantidade de orientações, exclusividade e horas-aula dos DPs, acesso a recursos, entre outras que não estão no escopo deste trabalho. Os limites desta pesquisa ocorrem, principalmente, pelas dificuldades de acesso às informações do conhecimento gerado pelos PPGAs. A existência de dois sistemas – Sucupira e Lattes CNPQ – com informações distintas, sem registro de coautoria com alunos, por exemplo, ou pesquisadores estrangeiros, dificultou uma análise mais ampla dos objetivos desta pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
conhecimento , interações , capital Social , análise de redes sociais , administração , pós-graduação
Assuntos Scopus
Citação
FERREIRA, Shayene Amaral. Interação entre pesquisadores e geração de conhecimento em programas de pós-graduação em administração de empresas: uma análise baseada em redes sociais. 2020. 293 f. Dissertação ( Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.