A arquitetura escolar e sua contribuição na educação integral
Tipo
TCC
Data de publicação
2019
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Aoki, Larissa Christine
Orientador
Corrêa, Paulo Roberto
Petracco, Francisco
Petracco, Francisco
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um projeto de arquitetura escolar direcionado ao atendimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A finalidade do estudo é o de proporcionar à edificação espaços funcionais, flexíveis, inclusivos e agregadores, que promovam uma melhoria no relacionamento social, no processo de desenvolvimento dos alunos e no aumento da qualidade de vida. O objetivo é criar áreas que possibilitem a ampliação das articulações dos conhecimentos, fazendo relações na forma como o ser humano percebe o seu entorno, como interage e exerce sua autonomia. A busca pela constituição de um ambiente educacional que promova a ampliação das relações humanas como um todo, envolvendo o corpo, a mente, emoções, espiritualidade e inteligências múltiplas.
This assessment has the challenge to develop an architectural project for a preschool and elementary school institution. For this reason, the goal of this study is to enhance social networking and quality of life during the students’ academic period. Aiming a connection between pedagogical requirements and architectural elements, this project is planned to expand students’ learning environment. It is also considered how human beings interact with others, surroundings and self-reliance. Furthermore, an educational environment that promotes relationships is pursuit to engage body, mind, emotions, spirituality and multiple intelligences
This assessment has the challenge to develop an architectural project for a preschool and elementary school institution. For this reason, the goal of this study is to enhance social networking and quality of life during the students’ academic period. Aiming a connection between pedagogical requirements and architectural elements, this project is planned to expand students’ learning environment. It is also considered how human beings interact with others, surroundings and self-reliance. Furthermore, an educational environment that promotes relationships is pursuit to engage body, mind, emotions, spirituality and multiple intelligences
Descrição
Palavras-chave
arquitetura escolar , espaços de aprendizagem , educação integral , school architecture , learning spaces , integral education