Desenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2020-08-20
Autores
Lomelino, Lucas Rodrigues
Orientador
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldeira, Adilson
Miguel, Samira de Vasconcellos
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Assunto: O presente trabalho debruça-se sobre o contexto da Associação Rainha da Paz, organização social estabelecida na zona sul da cidade de São Paulo, diante da oportunidade de se criar um novo negócio com impacto social direto, com o desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho e criação e oferta de produtos de panificação para o mercado consumidor – B2C e B2B, possibilitando uma nova fonte de receita para a sustentabilidade de sua missão.Aplicação: O principal resultado foi a ideação e implantação do modelo de negócio social para o aproveitamento da oportunidade, objeto deste projeto. O negócio, no formato de panificadora, foi criado e está em fase de testes de mercado. Portanto, além de aplicável, é totalmente passível de replicação. Para o futuro, espera-se que se torne a segunda maior fonte de receitas da organização, além de se tornar uma via constante para jovens de baixa renda acessarem o mercado de trabalho. Inovação: A principal inovação aplicada foi na mudança de modelo de negócio de organização social, para organização social com negócio de impacto social. A panificadora criada também traz formas específicas de inovação quanto à cadeia de valor, mercado e tecnológica, o que se constitui em uma inovação disruptiva, com benefícios a diversos stakeholders. Impacto: O projeto possui impacto imediato à Associação, no que se refere à diversificação financeira e à qualificação administrativa, sustentando sua missão na busca pelo desenvolvimento social. Nas comunidades, o impacto apresenta-se na acessibilidade ao mercado de trabalho, possibilitando uma alternativa digna para seus moradores. Ao poder público e demais esferas da sociedade, se propõe uma alternativa à resolução de questões sociais relevantes. Complexidade: Internamente, destaca-se a complexidade quanto à descrença no projeto por parte dos stakeholders internos (dirigentes) em relação às mudanças que a proposta poderia acarretar e ao alinhamento de expectativas em relação aos meios que seriam utilizados, gerando resistências à implementação. Externamente, sublinha-se o receio dos stakeholders externos (potenciais investidores) de apoiarem o projeto, pela falta de segurança fiscal no Brasil, uma vez que ainda não há uma configuração jurídica própria para o tipo de negócio desenvolvido. Metodologia Aplicada: A metodologia adotada foi de solução de aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al., 2017), observando-se o contexto externo da Associação para se propor uma solução inovadora. As pesquisas envolvidas ainda se utilizam das metodologias de projeto de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, e observação participante, pela convivência do investigador com o grupo de projeto.
Descrição
Palavras-chave
negócio social , organização social , criação de valor compartilhado , desenvolvimento de negócios , sustentabilidade
Citação
LOMELINO, Lucas Rodrigues. Desenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz. 2020. 37 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.