Adaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicano
Date
2020-06-24Author
Muitana, Gérson Obede Estevão
Advisor
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Referee
Seabra, Alessandra Gotuzo
Referee
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Metadata
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Dificuldades de aprendizagem referem-se a um grupo heterogêneo de problemas,
capazes de impossibilitar assimilação de conteúdos acadêmicos. Um dos fatores
apontados é relacionado ao próprio indivíduo, podendo ser identificados
precocemente na idade pré-escolar por meio de avaliação de habilidades preditoras
de desempenho acadêmico. Uma dessas habilidades é de consciência fonológica,
conhecida como capacidade de segmentar os sons da fala. Contudo, para sua
avaliação, é necessário ter instrumentos com evidências de validade e fidedignidade.
No caso da população moçambicana, não existe nenhum instrumento desenvolvido
ou adaptado para avaliação desta habilidade importante. Por conta disso, este estudo
tem por objetivo realizar uma adaptação cultural da Prova de Consciência Fonológica
por produção Oral para o contexto moçambicano. O processo compreendeu duas
fases, nomeadamente: equivalência semântica realizada por nativos e validação de
conteúdo realizada por juízes e especialistas. Nas duas fases foram sugeridas
mudanças de palavras e expressões que depois foram alteradas no instrumento e
produzida a versão final. A concordância dos juízes e especialistas por meio do Índice
de Validade de Conteúdo foi de 0,96, índice considerado ótimo. Sendo assim,
considera-se que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo.
Contudo, salienta-se que estudos posteriores precisam ser conduzidos para verificar
outros parâmetros de validade, fidedignidade e de normatização do instrumento
adaptado. Portanto, espera-se que o instrumento contribua para avaliação da
consciência fonológica em Moçambique e que acima de tudo a habilidade faça parte
das atividades de estimulação e intervenção em crianças pré-escolares com objetivo
de reduzir os índices de dificuldades de aprendizagem posteriores. Learning disabilities refer to a heterogeneous group of problems, capable of making it
impossible to assimilate academic content. One of the factors pointed out is related to
the individual himself, and can be identified early in preschool age through the
evaluation of academic performance predictor skills. One of these skills is phonological
awareness, known as the ability to segment the sounds of speech. However, for its
evaluation, it is necessary to have instruments with evidence of validity and reliability.
In the case of the Mozambican population, there are no instruments developed or
adapted to assess this important skill. Because of this, this study aims to make a
cultural adaptation of the Phonological Awareness Test by Oral Production to the
Mozambican context. The process comprised two phases, namely: semantic
equivalence performed by natives and content validation performed by judges and
experts. In both phases changes of words and expressions were suggested and then
the final version was produced. The agreement of the judges and experts through the
Content Validity Index was 0.96, an index considered optimal. Thus, the instrument is
considered to present evidence of content validity. However, it should be noted that
further studies need to be conducted to verify other parameters of validity, reliability
and standardization of the adapted instrument. Therefore, the instrument is expected
to contribute to the evaluation of phonological awareness in Mozambique and that,
above all, the skill is part of the stimulation and intervention activities in preschool
children with the aim of reducing the rates of later learning disabilities.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Citation
MUITANA, Gérson Obede Estevão. Adaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicano. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.