Indicadores determinantes de performance em supermercados
Date
2019-12-20Author
Pato, Marcelo Simões
Advisor
Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes de
Referee
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Referee
Murcia, Fernando Dal-Ri
Referee
Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de
Referee
Souza, Rodrigo Paiva
Metadata
Show full item recordAbstract
O setor de supermercados tem muita relevância econômica empregando, segundo dados da
ABRAS, cerca de 700 mil pessoas. Os eventos econômicos neste segmento têm sido
amplamente estudados na literatura, porém poucas vezes com pesquisas dentro das empresas,
com o objetivo de identificar os fatores determinantes de performance em um supermercado.
Foi objeto do estudo, uma rede de supermercados com diversos formatos em que foi adotado
um formato específico de supermercados, com 170 lojas, para o levantamento de dados
primários através de survey com os responsáveis das lojas, e secundários com vários dados
financeiros e operacionais das lojas cobertas pelo estudo. A estratégia e o entendimento geral
qualitativo foram verificados por meio de entrevistas com a alta administração da entidade. O
estudo constatou mediante análises estatísticas que as práticas de recursos humanos têm
correlação com o funcionamento das lojas, e que qualidade dos produtos e limpeza das lojas
são os principais atributos de qualidade. Adicionalmente, afetam o desempenho das lojas a
localidade, a característica da competição, a gestão dos estoques e a renovação dos seus ativos,
apesar desses atributos não serem provados estatisticamente. O presente estudo preenche uma
lacuna na literatura de estudos abrangentes dentro das redes de supermercados, explorando
diferentes elementos que impactam sua performance. The supermarket industry has significant economic relevance, employing over 700 thousands
persons in Brasil. The economical events in this segment has been widely studied in the
litherature, however, few times with researches inside the retail companies with the broad
objective of identify the determinant performance indicators in a supermarket. It was object of
the research, focusing in a specific format of 170 stores the collection of primary data through
a survey with the professionals responsible for stores operations and secondary data with
various financial and operational indicators of the stores covered in the research. The strategy
and the qualitative understanding was checked against the interviews with high management.
The researched concluded through statistical analysis that the human resources practices has
correlation with the functioning of the stores and that the quality of products and store
cleanliness re the main attributes of quality. Additionality, it was verified that the performance
is also impacted by inventory management, competition characteristics, the renovation of the
stores and its location, despite the fact that these two were not statistically proved. The present
research fulfills a void in the literature in supermarket chains exploring the different elements
that impacts performance.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Citation
PATO, Marcelo Simões. Indicadores determinantes de performance em supermercados. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.