Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional

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Date
2020-09-17Author
Santos, Thiago Almeida dos
Advisor
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Referee
Ramos, Rosângela Patriota
Referee
Persichetti, Simonetta
Metadata
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A população do Brasil no século XXI é composta por mais de 54% de negros/pretos e pardos segundo censo de 2016. O negro/preto consta como maioria. Esse censo apresenta o número de negros/pretos e mestiços como maior do que o de brancos e indígenas desde 2010. Não obstante, as assimetrias de raças/etnias compostas por desigualdades sociais, culturais, políticas e econômicas se mantêm desde o processo colonizador. Dessa forma, esta pesquisa pretende problematizar, por meio do audiovisual cinematográfico, a maneira como é construída a imagem do negro/preto na sociedade brasileira, verificando as raízes e as formas de manutenção dessas assimetrias. Para tanto, selecionou-se a metodologia qualitativa entrelaçada com a quantitativa e as bases teóricas que percorrem as teorias de Frantz Fanon (2008), Florestan Fernandes (1972) e Silvio de Almeida (2018) e as de Neuza Santos Souza (1983), Noel dos Santos Carvalho (2013), Peter Burke (2017), João Carlos Rodrigues (2008), Kabengele Munanga (1999), Elisa Larkin Nascimento (2003) e Abdias do Nascimento (2004). Autores que contribuíram para entender os motivos por trás da invisibilidade do ator negro/preto e da visibilidade concedida apenas para viver um dos 28 estereótipos ligados ao ator negro/preto dentro dos filmes de maior bilheteria brasileira de 2008 a 2019 analisados. Brazil’s population in the 21st century is made up of more than 54% of black and brown people, according to the 2016 census. Black people make up the majority. This census shows the number of black and brown people are bigger than white and indigenous people since 2010. However, the asymmetries of races/ethnicities composed of social, political and abstention inequalities have remained since the colonizing process. In this way, this research intends to problematize, by means of audiovisual cinematography, how the image of black population in Brazilian society is constructed, verifying roots and the ways of maintaining these asymmetries. To do so, we selected the qualitative methodology intertwined with the quantitative and theoretical bases that run through the theories of Frantz Fanon (2008), Florestan Fernandes (1972) and Silvio de Almeida (2018) and those of Neuza Santos Souza (1983), Noel dos Santos Carvalho (2013), Peter Burke (2017), João Carlos Rodrigues (2008), Kabengele Munanga (1999), Elisa Larkin Nascimento (2003) and Abdias do Nascimento (2004). Authors that contributed to understand the reasons behind black actor's invisibility and visibility granted to live only one of the 28 stereotypes linked to the black actor within the highest box office Brazilian films from 2008 to 2019 analyzed.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Citation
SANTOS, Thiago Almeida dos. Uma maioria (in)visível: encontrando o negro no cinema de grande bilheteria nacional. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.