Determinantes das necessidades de capital de giro nas empresas brasileiras

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Date
2020-08-20Author
Chagas, Edilson Bezerra das
Advisor
Nakamura, Wilson Toshiro
Referee
Hadad Junior, Eli
Referee
Silva, Tarcísio Pedro da
Metadata
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O tema da liquidez é recorrente em todas as discussões sobre finanças corporativas tanto em períodos de crescimento quanto em tempos de crise. Sendo a liquidez dependente de como e onde os recursos serão alocados, este estudo procura compreender como as decisões financeiras tomadas pelos gestores influenciam a gestão do capital de giro das empresas. Utilizando os preceitos econométricos e a técnica de painel de dados, a amostra foi extraída da base de dados da Economática® e abrange o período de 2008 a 2018, computa 2266 observações referentes a 206 empresas brasileiras não financeiras de capital aberto listadas na [B]³, subdivididas em 22 setores. O objetivo deste estudo foi estabelecer uma visão estratégica e identificar quais são os determinantes destas necessidades de capital de giro nas empresas brasileiras. Uma questão fundamental é perceber que muitas decisões tomadas nas empresas ocorrem de forma independente, por exemplo, no setor de compras, produção, comercial e financeiro e a junção destas decisões é que determina o capital de giro da empresa de acordo com os prazos e valores negociados (compra, produz, estoca, vende, paga e recebe). Como as empresas possuem diferenças e particularidades específicas de seus modelos de negócios, a necessidade de capital de giro, eixo principal do estudo, foi dividida em cinco óticas (empresa, setor, prazos, liquidez e disponibilidades) e as variáveis explicativas desdobradas em vendas, margem de contribuição, market-to-book, tamanho, poder de mercado, endividamento e níveis de governança. Os resultados foram robustos e mostraram que a relação das variáveis pode trazer impactos positivos ou negativos, dependendo da ótica sob a qual se observa a necessidade de capital de giro e que as decisões dos gestores das empresas, em especial os gestores financeiros que têm condições de analisar os impactos monetários das demais atividades que ocorrem na empresa, devem ser tomadas de forma ampla, considerando diferentes fatores e suas respectivas consequências. The theme of liquidity is recurrent in all discussions about corporate finance both in periods of growth as in crisis times. Since liquidity is dependent on how and where resources will be allocated, this work tries to understand how the financial decisions made by managers influence the management of working capital of companies. Using the econometrics models and the data panel technique, the sample was extracted from the Economática® database, covers the period from 2008 to 2018, computing 2266 observations referring to 206 Brazilian publicly traded non-financial companies listed in [B]³, subdivided into 22 sectors. The objective of this study was to establish a strategic vision and identify what are the determinants of these working capital requirements in Brazilian companies. A fundamental issue is to realize that many decisions made in the companies occur independently, for example, in the purchasing sector, production, commercial and financial sector and that the combination of these decisions is what determines the working capital of the company according to the deadlines and values negotiated (buys, produces, stocks, sells, pays and receives). As the companies have specific differences and particularities of their business models, the need for working capital, the main focus of the study, was divided into five perspectives (company, sector, deadlines, liquidity and availability) and the explanatory variables unfolded in sales, contribution margin, market-to-book, size, market power, indebtedness and governance levels. The results were robust and showed that the relationship of variables can bring positive or negative impacts depending on the perspective of the working capital requirement is observed and that the decisions of the company manager’s, especially financial managers who are able to analyze the monetary impacts of other activities that occur in the company, should be taken broadly considering different factors and their respective consequences.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Citation
CHAGAS, Edilson Bezerra das. Determinantes das necessidades de capital de giro nas empresas brasileiras. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.