Internet das coisas (IOT) na indústria brasileira: estudo sobre a realidade, barreiras e expectativas na perspectiva de realização de negócios no setor alimentício
Date
2020-08-19Author
Gomes, Adjair Ferreira
Advisor
Perez, Gilberto
Referee
Medeiros Júnior, Alberto de
Referee
Rocha Vidal, Antonio Geraldo da
Metadata
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This study aimed to understand the dynamics of business accomplishment between key solution providers of Industrial Internet of Things (IIoT) and their customers, intermediate or final consumers for this technology. The research also sought to identify the main objections to the implementation of IIoT. The qualitative research method, with its descriptive and exploratory type, was the one defined for the collection of data and the due exploitation of the obtained information. The sector chosen the food and beverage industry in Brazil, nine medium and large-sized organizations, mostly of foreign origin. Managers of these companies shared data and experiences through interviews with questions elaborated through a structured script. Seven categories emerged with the use of content analysis, which relate the offer and use of IIoT with the business model of companies in the sector. The data showed that regardless of the offer of products and services for IIoT, this segment of the industry is still in an initial phase of using the technology. Inhibiting factors for a more extensive use of these solutions, such as cost and a better understanding of the technology, were also raised. Firms that already rely on the use of IIoT helped to raise the benefits of its use and how this topic was treated within these companies. Actions for the creation, configuration and appropriation of value, pillars of a business model, were identified and related to the offer of products and services, organizational changes and the creation and monitoring of performance indicators. At the end of the work, relations were proposed between the emerging categories and specific objectives, as well as a proposal for a scheme of interrelationships between the categories. This scheme suggests that the stage of use of IIoT influences its demands, and thus causes a cycle of creation,configuration and appropriation of value to be covered, a feedback that implies an own dynamic in the Business Model. Com este estudo buscou-se compreender a dinâmica da realização de negócios entre os
fornecedores masters de soluções da Industrial Internet of Things (IIoT) e seus clientes,
consumidores intermediários ou finais desta tecnologia. Com pesquisa procurou-se ainda
identificar as principais objeções à implementação da IIoT. O método de pesquisa qualitativo,
do tipo descritivo e exploratório, foi o definido para a coleta de dados e a devida exploração
das informações obtidas. O setor escolhido foi o da indústria de alimentos e bebidas do Brasil,
com a participação de nove organizações de médio e grande porte e de origem estrangeira em
sua maioria. Gestores destas empresas compartilharam dados e experiências por meio de
entrevistas com perguntas elaboradas mediante um roteiro de entrevistas estruturado. Ao final
da análise de conteúdo, emergiram sete categorias, as quais relacionam a oferta e uso da IIoT
com o modelo de negócios das empresas do setor. Os resultados obtidos indicaram que
independente da oferta de produtos e serviços para IIoT, este segmento da indústria está ainda
em uma fase inicial de utilização da tecnologia. Fatores inibidores para um uso mais extensivo
destas soluções, como custo e uma melhor compreensão da tecnologia, também foram
detectados. Firmas que já contam com o emprego da IIoT auxiliaram no apontamento de
benefícios do seu uso, e como este tema foi tratado nestas empresas. Ações para a criação,
configuração e apropriação de valor, pilares de um Modelo de Negócios (MN) foram
identificadas e relacionadas com a oferta de produtos e serviços, mudanças organizacionais e
criação e acompanhamento de indicadores de performance. Ao final do trabalho foram
apontadas relações entre as categorias identificadas, e os objetivos específicos, bem como uma
proposição de um esquema de inter-relações entre as categorias. Este esquema sugere que o
estágio de uso da IIoT influencia em suas demandas, e assim faz com que um ciclo de criação,
configuração e apropriação de valor seja percorrido, uma retroalimentação que implica em um
MN dinâmico.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
GOMES, Adjair Ferreira. Internet das coisas (IOT) na indústria brasileira: estudo sobre a realidade, barreiras e expectativas na perspectiva de realização de negócios no setor alimentício. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.