A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago

View/ Open
Date
2020-02-17Author
Balsini, Priscila Fernandes
Advisor
Trevisan, Ana Lúcia
Referee
Brito, Regina Helena Pires de
Referee
Cabecinhas, Rosa
Referee
Bridi, Marlise Vaz
Referee
Furlin, Marcelo
Metadata
Show full item recordAbstract
A tese estuda as obras Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de
José Saramago, a fim de compreender o processo de reelaboração do vivido
realizado pela escrita. Parte da concepção de que, ao lançar mão da memória no
constructo literário, o narrador-escritor saramaguiano ressignifica e reflete sobre o
vivido, promovendo novas possibilidades de leituras acerca da realidade. O autor
executa tal tarefa em movimento de contrafluxo, uma vez que escreve em um tempo
– século XX e primeira década do XXI – marcado pelos ditames do ter em
detrimento do ser, lançando um olhar crítico para este ser que se encontra na
superfície, tomado pelas exigências do ter, convidando-o a imergir. É a partir da
escritura, calcada no resgate e na ressignificação do vivido, que o autor se debruça
sobre questões seminais, destacadamente metafísicas e políticas, como alteridade,
identidade, verdade, memória e historicidade. Na tese, postula-se que a poética
saramaguiana seja pautada por uma ausculta e perscrutamento do sujeito em si, em
sociedade e em diálogo com o mundo, vinculados às questões inerentes à
existência. Tais proposições demandaram uma abordagem epistemológica
interdisciplinar. Além do exame da fortuna crítica sobre a obra do autor – com
destaque para as análises de Seixo, Costa, Reis e Pinheiro –, toma-se por pilares
conceitos da teoria e crítica literárias, da filosofia e da sociologia. Entre os
referenciais teóricos acercados, destacam-se Barthes, Arfuch, Arnaut, Perrone-
Moisés, Deleuze, Derrida, Agamben, Foucault, Diano, Ricoeur e Bosi, que nortearam
o percurso de decifração da prosa saramaguiana. The thesis studies the books Manual of painting and calligraphy and Cadernos de
Lanzarote, by José Saramago, in order to understand the process of re-elaboration
of the lived by the writing. It works with the conception that, by using memory in the
literary construct, the Saramaguian narrator-writer resignifies and reflects on the
lived, promoting new possibilities for reading about reality. The author performs this
task in counterflow movement, since he writes at one time – twentieth century and
the first decade of twenty one – marked by the dictates of having to the detriment of
being, casting a critical eye for this being that is in the surface, taken by the demands
of having, inviting it to immerse. It is from the writing, based on the resignification of
the lived, that the author focuses on seminal questions, notably metaphysical and
political, as alterity, identity, truth, memory and historicity. In the thesis, it is
postulated that saramaguian poetics is guided by an auscultation and perscrutation
of the individual itself, in society and in dialogue with the world, linked to the issues
inherent in existence. Such propositions demanded an interdisciplinary
epistemological approach. In addition to examining the critical fortune of the author's
work – with emphasis on the analyzes of Seixo, Costa, Reis and Pinheiro –, we have
based on concepts of literary theory and criticism, philosophy and sociology. Among
the theoretical references used, the following stand out Barthes, Arfuch, Arnaut,
Deleuze, Derrida, Agamben, Foucault, Diano, Ricoeur and Bosi, that guided the path
of deciphering the Saramaguian prose.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Citation
BALSINI, Priscila Fernandes. A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago. 2020. 201 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.