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dc.creatorAtique, Andraci Maria
dc.date.accessioned2020-10-29T15:05:09Z
dc.date.accessioned2020-12-07T15:07:59Z
dc.date.available2020-12-07T15:07:59Z
dc.date.issued2020-02-12
dc.identifier.citationATIQUE, Andraci Maria. A criança e a cidade : políticas, processos e estratégicas de ação em territórios vulneráveis. 2020. 161 f. Tese ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26543
dc.description.abstractThis research addresses the relationships between children and cities aiming at the process of design in architecture; academic production, at the national level, as a research object that helps in understanding the functioning of urban communities for children from low-income families; and, also, contribute to the development of parameters for planning and implementation of improvements. To this end, it addresses concepts about the essential dimensions that most affect children in vulnerable urban territories, which deserve specific attention in public policies. It is argued, therefore, that without the recognition of the role of these dimensions of built space, particularly housing and urban infrastructure with a focus on sanitation, in the actions promoted by agents engaged in promoting positive transformations from participatory processes involving communities in vulnerable urban territories, the results are unsatisfactory from the point of view of environmental quality, functioning, health and architectural quality, remaining at the level of abstract reflection.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectprimeira infânciapor
dc.subjectterritóriopor
dc.subjectvulnerabilidadepor
dc.subjectdesenho urbanopor
dc.subjectprocesso participativopor
dc.titleA criança e a cidade : políticas, processos e estratégicas de ação em territórios vulneráveis.por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)por
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda as relações entre crianças e cidades visando o processo de projeto em arquitetura; a produção acadêmica, em âmbito nacional, como objeto de pesquisa que auxiliam no entendimento sobre o funcionamento das comunidades urbanas para crianças de famílias de baixa renda; e, também, contribuir com a elaboração de parâmetros para o planejamento e implementação de melhorias. Para tanto, aborda conceitos acerca das as dimensões essenciais que mais afetam as crianças em territórios urbanos vulneráveis, que merecem atenção específica em políticas públicas. Defende-se, portanto, que sem o reconhecimento do papel dessas dimensões do espaço construído, em particular a habitação e a infraestrutura urbana com foco no saneamento, nas ações promovidas pelos agentes engajados na promoção de transformações positivas a partir de processos participativos envolvendo as comunidades dos territórios urbanos vulneráveis, os resultados são insatisfatórios do ponto de vista da qualidade ambiental, funcionamento, salubridade e qualidade arquitetônica, permanecendo no nível da reflexão abstrata.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8022545404938323por
dc.contributor.advisor1Lima, Ana Gabriela Godinho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010070403291740por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4439/5/Andraci%20Atique....pdf
dc.keywordsearly childhoodeng
dc.keywordsterritoryeng
dc.keywordsvulnerabilityeng
dc.keywordsurbaneng
dc.keywordsdesigneng
dc.keywordsparticipatory Processeng


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