Show simple item record

dc.contributor.advisorRizolli, Marcos
dc.contributor.authorReis, Maria Estela Magalhães
dc.date.accessioned2020-10-06T16:03:58Z
dc.date.accessioned2020-12-07T15:07:47Z
dc.date.available2020-12-07T15:07:47Z
dc.date.issued2020-02-05
dc.identifier.citationREIS, Maria Estela Magalhães. Contribuições da arte e dos espaços de criação para a educação profissional. 2020. 110 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26525
dc.description.abstractA convergência entre educação profissional e o universo das artes foi o grande desafio desse estudo, que objetivou investigar e compreender como a arte e espaços de criação poderiam contribuir com a educação profissional, a fim de desenvolver não apenas profissionais melhores, mas também criar oportunidades de emancipação de um sujeito com direito às próprias escolhas. Consideramos que a educação profissional dever ser mais que treinamento e qualificação técnica e, nesse sentido, as linguagens artísticas poderiam contribuir para uma formação humana em conjunto com a científica. Nosso percurso foi construído com base em teóricos-educadores como Paulo FREIRE, John DEWEY, Fernando HERNÁNDEZ, Fayga OSTROWER e Ana Mae BARBOSA, além de um resgate sócio-histórico do surgimento e das intenções da educação profissional e de um levantamento e análise da legislação atual que justifica e, mais que isso, se conecta com a necessidade de desenvolver sujeitos críticos, autônomos e atuantes socialmente, defendida em nossa argumentação. Por fim, apresentamos um projeto para a construção de espaços de criação em instituições de educação e mesmo no mundo corporativo, com sugestões de estrutura e materiais, além de alternativas para diferentes realidades. A construção do trabalho acompanhou o desenvolvimento de uma nova percepção acerca da educação profissional e da arte na educação, na intenção de inspirar outras possibilidades, conforme o espaço físico e ideológico de cada instituição, as experiências de cada educador e suas práticas na troca de saberes para a construção do conhecimento e a necessidade de cada aprendiz que, em conjunto com vivências e olhares estimulados e ampliados no espaço escolar pode se constituir como um novo sujeito, mais crítico, autônomo e consciente.
dc.description.abstractThe convergence between professional education and the arts universe was the biggest challenge of this study, which aimed to investigate and understand how art and creation spaces could contribute to professional education, in order to develop not only better professionals, but also create opportunities for emancipation of a subject with right to one's own choices. We consider that professional education should be more than training and technical qualification, and in this sense, the artistic languages could contribute to a human formation together with the scientific one. Our path was built on theoretical educators such as Paulo FREIRE, John DEWEY, Fernando HERNÁNDEZ, Fayga OSTROWER and Ana Mae BARBOSA, as well as a socio-historical rescue of professional education emergence and intentions and a survey and analysis of current legislation that justifies and, more than that, it connects with the need to develop critical, autonomous and socially active subjects, defended in our argument. Finally, we present a project for the construction of creation spaces in educational institutions and even in the corporate world, with suggestions for structure and materials, as well as alternatives for different realities. The construction of the research followed the development of a new perception about professional education and art education, with the intention of inspiring other possibilities, according to the physical and ideological space of each institution, the experiences of each educator and their practices for the knowledge construction and the need for each educate who, together with experiences and views stimulated and expanded in the school space, can become a new subject, more critical, autonomous and conscious.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectarte e interdisciplinaridade
dc.subjecteducação profissional
dc.subjectespaços de criação
dc.subjectemancipação
dc.titleContribuições da arte e dos espaços de criação para a educação profissional
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5114422368381886
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.keywordsart and interdisciplinarity
dc.keywordsprofessional education
dc.keywordscreation spaces
dc.keywordsemancipation
local.contributor.board1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412
local.contributor.board2Held, Maria Sílvia Barros de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto