Desenvolvimento e estudos psicométricos do teste de compreensão oral para 4º a 9º ano do ensino fundamental

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Date
2020-02-11Author
Andrade, Lara Poggio de
Advisor
Seabra, Alessandra Gotuzo
Referee
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Referee
Mecca, Tatiana Pontrelli
Metadata
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No Brasil, existem poucos instrumentos publicados para avaliação da compreensão oral, principalmente para alunos do Ensino Fundamental II. Essa habilidade, além de ser importante para a comunicação, é também um requisito para a aquisição da leitura e escrita. Entre as habilidades envolvidas na compreensão oral destacam-se o vocabulário, a compreensão de frases e de histórias e as figuras de linguagem. É fundamental dispor de instrumentos psicometricamente adequados que permitam avaliar essas habilidades, pois podem contribuir para a identificação de dificuldades e a promoção de uma intervenção adequada, levando a melhoras tanto na própria compreensão oral quanto nas habilidades de leitura. Assim, o presente estudo desenvolveu e buscou evidências psicométricas de um Teste de Compreensão Oral (TCO) do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na primeira fase do estudo foram feitas buscas bibliográficas para embasar e desenvolver o novo instrumento. Na segunda fase, foram conduzidos estudos pilotos em escolas particular e pública para adequação dos itens e instruções de aplicação. Na terceira fase participaram 158 alunos de duas escolas particulares, avaliados com o TCO e o subteste Vocabulário do WISC IV. Na análise de variância do efeito de ano escolar sobre o escore total do TCO e de cada subteste, os resultados mostraram efeito significativo. Na correlação parcial de Pearson para verificar a relação entre as medidas do TCO, os dados apontam correlações significativas: alta a muito alta magnitude para correlação de frases incoerentes, vocabulário, compreensão de textos e provérbios com o total do TCO; de média magnitude entre frases incoerentes com textos e metáfora com provérbio e o total do TCO; de baixa magnitude entre vocabulário com os demais subtestes, frases incoerentes com provérbios e textos com metáforas e provérbios. Já na correlação do TCO com o Subteste de Vocabulário do WISC-IV, os dados apontam correlações significativas. Resultados da correlação do TCO com as médias de português e matemática foram significativos, de baixa magnitude. Assim, o presente estudo apresenta um novo instrumento para avaliação de compreensão oral e traz evidências de validade, principalmente por relação com progressão de ano escolar e com critérios externos (subteste de vocabulário do WISC IV e notas de português e matemática). In Brazil, there is a lack of published instruments for oral comprehension evaluation, specifically for Elementary School II students. This skill, besides being important for communication, is also a requirement for the acquiring of reading and writing. Among the skills involved in oral comprehension there are vocabulary, phrases and stories comprehension and figures of speech. It’s essential having psychometrically adequate instruments that allow the assessment of those skills, because they can contribute to identifying difficulties and promoting an adequate intervention, leading to improvement in both oral comprehension and Reading skills. Therefore, the present study developed and sought psychometrical evidences for an Oral Comprehension Test (OCT) ranging from 4th to 9th grade of Elementary School. On the first phase of the study, bibliographical researches were made to base and develop a new instrument. On the second phase, pilot studies were conducted on private and public schools aiming to adjust applications’ items and instructions. On the third phase 159 participated, from two private schools, evaluated via OCT and the WISC-IV vocabulary subtest. On the variance analysis conducted to verify the effect of the school year on the OCT total score and each subtest, the results showed significative effect. On Pearson’s partial correlation used to verify the performance of each OTC’s subtest, data point to significative correlation on the following measures: high/very high magnitude for incoherent phrases correlation, vocabulary, texts and sayings comprehension regarding OCT’s total; average magnitude for incoherent phrases with text and metaphors with sayings and OCT’s total; low magnitude for vocabulary regarding other subtests, incoherent phrases with sayings and texts with metaphors and sayings. Regarding the correlation between OCT and WISC IV Vocabulary Subtest, data point to significative correlation. And the results of correlation between OCT and the average grades of Portuguese and Mathematics were of low magnitude. The present study presents a new oral comprehension evaluation instrument and brings evidences of its validity specifically in relation to school year progression and with external criteria (WISC IV Vocabulary Subtest and average grades of Portuguese and Mathematics).
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Citation
ANDRADE, Lara Poggio de. Desenvolvimento e estudos psicométricos do teste de compreensão oral para 4º a 9º ano do ensino fundamental. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.