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dc.creatorSilva, Samuel da Costa Monteiro
dc.date.accessioned2019-02-21T21:16:39Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:18:28Z
dc.date.available2020-05-28T18:18:28Z
dc.date.issued2018-08-07
dc.identifier.citationSILVA, Samuel da Costa Monteiro. Efeitos das políticas setoriais sobre a indústria de veículos leves no período 2000 - 2017. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26420
dc.description.abstractThe Brazilian auto industry has always been the target of constant sectorial incentives from the government, both for its development and for the promotion of the economy in general. The main objective of this study is to analyze the performance of the automobile industry, from the perspective of the sale of vehicles, in front of the different sectorial policies, involving the discharge of the IPI rate, which was practiced between 2000 and 2017. For this purpose, starting for the characterization of the Brazilian auto industry market structure, the historical evolution of the sector was analyzed and the variables identified in the economic literature were analyzed too, which have an impact on the sales of light vehicles in Brazil. The empirical work on the sector, in general, converges to the variables income, vehicle prices, and credit. Thus, the present work first sought to correlate sales, using as a proxy the number of vehicles licensed in the period, with each one of thos e variables. Before that, sought to assess the impact on vehicle sales of different government sectorial policies, involving reduction of IPI rates between 2000 and 2017, using the Granger causality test. The results of the study revealed that, in addition to the strong relationship between car sales and the economic, income, price and credit variables, the incentive policies involving reduction of IPI were statistically significant for sales, with IPI having precedence over vehicle.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjecteconomia industrialpor
dc.subjectindústria automobilísticapor
dc.subjectincentivos setoriaispor
dc.subjectimposto sobre produtos industrializadospor
dc.titleEfeitos das políticas setoriais sobre a indústria de veículos leves no período 2000 - 2017por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programEconomia e Mercadospor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpor
dc.description.resumoA indústria automobilística brasileira sempre foi alvo de constantes incentivos setoriais do governo, tanto para o seu desenvolvimento quanto para o fomento da economia em geral. Com isso, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o desempenho da indústria automobilística, sob a perspectiva da venda de veículos, diante das diferentes políticas setoriais, envolvendo a desoneração da alíquota de IPI, que foram praticadas no período compreendido entre 2000 e 2017. Para tanto, a partir da caracterização da estrutura do mercado automotivo brasileiro, analisa-se a evolução histórica do setor e identificam-se as variáveis, apontadas pela literatura econômica, que impactam as vendas de veículos leves no Brasil. Os trabalhos empíricos sobre o setor, em geral, convergem para as variáveis renda, preço dos veículos e crédito. Deste modo, o presente trabalho, primeiramente busca correlacionar as vendas, utilizando como proxy a quantidade de veículos licenciados no período, com cada uma daquelas variáveis. Em seguida, busca avaliar, utilizando o teste de causalidade de Granger, o impacto sobre as vendas de veículos, das diferentes políticas setoriais governamentais, envolvendo redução de alíquotas de IPI entre 2000 e 2017. Os resultados do estudo revelam que, além da forte relação entre vendas de automóveis e as variáveis econômicas, renda, preço e crédito, as políticas de incentivo envolvendo redução do IPI se mostram estatisticamente significativas para as vendas, sendo que o IPI possui precedência em relação às vendas de veículos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8245162790186917por
dc.contributor.advisor1Scarano, Paulo Rogério
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2216607815820699por
dc.contributor.referee1Maciel, Vladimir Fernandes
dc.contributor.referee2Lima, André Fernandes
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17939/Samuel%20da%20Costa%20Monteiro%20Silva_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3807/5/Samuel%20da%20Costa%20Monteiro%20Silva_Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
dc.keywordsindustrial economicseng
dc.keywordsauto industryeng
dc.keywordssector incentiveseng
dc.keywordstaxes over industrialized producteng


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