Show simple item record

dc.creatorBarbosa, Juliana Thereza
dc.date.accessioned2019-04-08T18:53:36Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:18:08Z
dc.date.available2020-05-28T18:18:08Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.identifier.citationBARBOSA, Juliana Thereza. Interação entre marketing e controladoria e os efeitos no conhecimento e desempenho. 2018. 37 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26386
dc.description.abstractMarketing was always considered a subjective evaluation area, but in the last years, measuring marketing and its impact over companies’ performances are a very current theme in market discussions and academic literature, specially books and business schools. Being an emerging subject, a lot of practices still are little known and concentrated in business men. Despite the idea of Controllers as Business Partners, literature shows that the interaction between marketing and controlling isn’t well known. This paper proposes to explore three questions: (1) a closer relationship between Marketing and Finance teams implies in greater knowledge that one has about the other;(2) a closer relationship and more common knowledge implicate in Marketing Performance Measurement KPI’s and Tools more relevant to business discussions; (3) and finally, how the first two questions impact the performance of the company. Through a survey with 63 respondents, results corroborate that there’s a positive impact between interaction, as a trait of business culture, and interaction between Marketing and Finance Departments. This relationship generates more Finance and Marketing knowledge impacting companies’ performance in a good way.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmarketingpor
dc.subjectmensuraçãopor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectcontrolepor
dc.subjectinteraçãopor
dc.titleInteração entre marketing e controladoria e os efeitos no conhecimento e desempenhopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programControladoria e Finanças Empresariaispor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.description.resumoO desempenho de Marketing sempre foi mensurado de forma subjetiva, porém nos últimos anos, a própria medição do desempenho e os efeitos destes investimentos sobre os resultados das companhias é um tema presente nas discussões de mercado e na literatura acadêmica, especialmente livros, bem como em diversos cursos nas escolas de negócio. Como é ainda um tema emergente, muitas práticas em uso ainda são pouco conhecidas e repousam no conhecimento dos profissionais que atuam nas organizações. Apesar da defesa de Controllers como Parceiros de Negócio, a literatura mostra que a relação de interação entre as duas áreas (marketing e controladoria) é pouco conhecida. Este estudo se propôs a investigar de forma exploratória 3 questões: (1) se um maior nível de interação entre as áreas de Marketing e Finanças impacta o conhecimento técnico que cada uma detém sobre a outra; (2) se um maior nível de interação e conhecimento conjunto levam à maior relevância dos indicadores e ferramentas de mensuração de performance de Marketing dentro do contexto de discussão da companhia; (3) e por fim, o impacto das duas primeiras questões sobre a performance. Por meio de um survey com 63 respondentes, os resultados confirmaram que há relacionamentos positivos entre a interação como um aspecto da cultura empresarial e a interação entre os departamentos de controladoria e marketing, e que essa interação produz maior conhecimento sobre o tema marketing e finanças, impactando de forma positiva o desempenho organizacional.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841232870749918por
dc.contributor.advisor1Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652por
dc.contributor.referee1Dultra de Lima, Ronaldo Gomes
dc.contributor.referee2Nisiyama, Edelcio Koitiro
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18409/JULIANA%20THEREZA%20BARBOSA.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3864/5/JULIANA%20THEREZA%20BARBOSA.pdf
dc.keywordsmarketingeng
dc.keywordsmeasurementeng
dc.keywordsprofitabilityeng
dc.keywordscontroleng
dc.keywordsinteractioneng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto