Métodos de precificação de serviços: uma abordagem Comparativa entre os métodos de precificação de serviços Contábeis pelo custo e valor de mercado
Date
2018-06-12Author
Cruz Neto, Benedito Pinto da
Advisor
Lima, Ronaldo Gomes Dultra de
Referee
Mendonça Neto, Octávio Ribeiro
Referee
Souza, Rodrigo Paiva
Referee
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Referee
Yen-Tsan, Chen
Metadata
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Study Objectives: the pricing of products and services is the most complex task in the
organizations independent of the branch of activity in which it has been operating, mainly in
an increasingly competitive market, such as the provision of accounting services. Among the
existing pricing methods, adopting a method that maximizes results, is a more challenging
responsibility for the managers of these organizations, so the objective of the present study is
to determine which are the methods most used by accounting organizations, when pricing
their services, considering pricing methods at cost and market value.
Design / methodology / approach: an exploratory qualitative approach, supported by
bibliographic research, was carried out, classified in its control variables, namely, accounting
organizations and accounting services, as well as in the following constructs: price and
pricing, performance and costs in accounting services, with content analysis of a descriptive
nature. For the data collection, 11 semi structured interviews were carried out in accounting
organizations and 109 contracts for the provision of accounting services were analyzed.
Results: the results show that of the two methods of pricing the accounting services, the most
used method is the cost effectively incurred. however, a look at the behavior of the market
was alluded to as a complementation procedure to the pricing. This means that there is a
recognition by the managers of the accounting organizations that the method by cost must be
the most exploited for the formation of prices.
Practical implications: accounting organizations can benefit from disclosure of the most
widely used pricing method, which will consistently reinforce awareness of sales of more
efficient services and cost control of operations.
Originality and contributions: pricing methods are addressed in several studies, however, it
is often overlooked which method is most used by accounting organizations. The findings of
this study shed light on the importance of disclosure of the method of pricing accounting
services that are being used the most, thus contributing to the perception by the accounting
managers that the most used method may be the one that best rates services of an accounting
nature. Objetivo do estudo: A precificação de produtos e serviços é tarefa das mais complexas nas
organizações independente do ramo de atividade em que vem atuando. Entre os métodos de
precificação existentes, adotar um método que maximize os resultados, é uma
responsabilidade mais desafiadora ainda aos gestores dessas organizações, portanto o presente
estudo tem como objetivo apurar quais são os métodos mais utilizados pelas organizações
contábeis, ao precificarem seus serviços, considerando os métodos de precificação pelo custo
e valor de mercado.
Design/metodologia/abordagem: foi realizada uma abordagem qualitativa exploratória,
suportada por pesquisas bibliográficas, classificada em duas variáveis de controles, quais
sejam, organizações contábeis e serviços contábeis, bem como nos seguintes construtos: preço
e precificação, desempenho e custos nas empresas de serviços contábeis, com análise de
conteúdo de natureza descritiva. Para a coleta de dados foram realizadas 11 entrevistas
semiestruturadas em organizações contábeis e analisados 109 contratos de prestação de
serviços contábeis.
Resultados: Os resultados mostram que dentre os dois métodos de precificação dos serviços
de natureza contábil estudados, o método mais utilizado é pelo custo efetivamente incorrido,
entretanto dar uma olhada no comportamento do mercado foi aludido como procedimento de
complementação à precificação. Isto significa que há um reconhecimento pelos gestores das
organizações contábeis de que o método pelo custo deve ser o mais explorado para a
formação de preços.
Implicações práticas: as organizações contábeis podem ser beneficiadas pela divulgação do
método de precificação mais utilizado, o que reforçará constantemente a conscientização para
vendas de serviços mais eficientes e para o controle de custos das operações. Originalidade e
contribuições: Os métodos de precificação são abordados em diversos estudos, entretanto,
costuma-se ignorar qual o método está sendo mais utilizado pelas organizações contábeis.
Originalidade e contribuições: Os achados deste estudo lançam luz sobre a importância da
divulgação do método de precificação de serviços contábeis que vem sendo mais utilizados,
contribuindo assim para despertar a percepção dos gestores contábeis de que o método mais
utilizado pode ser aquele que melhor precifique os serviços de natureza contábil.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO::CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Citation
CRUZ NETO, Benedito Pinto da. Métodos de precificação de serviços : uma abordagem Comparativa entre os métodos de precificação de serviços Contábeis pelo custo e valor de mercado. 2018. 113 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.