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dc.creatorAkamine Junior, Arseniopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:33:04Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:17:44Z
dc.date.available2010-07-15pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:17:44Z
dc.date.issued2010-06-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26334
dc.description.abstractThis dissertation presents an exploratory research about the decision making processes in the establishment of levels of budgetary goals by showing the results obtained from the analysis of the cognitive processes (rational and automatic) adopted by the managers of the logistics and road cargo transportation areas. The study, of quantitative nature, was accomplished with professionals that participate in the budgetary decision making process. Thirty questions were submitted to identify the behavior of the decision maker during the estimation of the budgetary goals. The data were analized by means of descriptive and multivariate statistics. The use of modelling of structural equations, suported by the PLS software, has shown that the proposed theoretical model is applied in practice and that the decision making behavior of the managers that participated in this study is different from that one found in a sample composed by managers of other sectors. The results show the importance of generating relevant concepts to the field of accounting management, in the foundations, follow-up and compliance with the corporate strategy of the Logistics and Road Cargo Transportation áreas. The data suggest that the instruments of decision support require further studies of this field, so that the automatic decision, more intuitive, does not become the predominant form of decision adopted by the managers, since while it llows for versatility and responsiveness, it is subject to many biases decisions.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttomada de decisãopor
dc.subjectmetas orçamentáriaspor
dc.subjectlogísticapor
dc.subjecttransporte rodoviário de cargaspor
dc.subjectneuroaccountingpor
dc.subjectdecision makingeng
dc.subjectbudgetary goalseng
dc.subjectlogisticseng
dc.subjectroad cargo transportationeng
dc.subjectneuroaccountingeng
dc.titleUm modelo bi-dimensional oriundo da neurociência aplicado à análise do processo de tomada de decisão: um estudo nos setores de logística e do transporte rodoviário de cargaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCiências Contábeispor
dc.publisher.programControladoria Empresarialpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.description.resumoPor meio desta dissertação, foi realizada uma pesquisa exploratória no âmbito dos processos sobre a tomada de decisão no estabelecimento de níveis de metas orçamentárias. Esta pesquisa apresenta o resultado de uma análise dos processos cognitivos (racional e automático) adotados por gestores nas áreas de logística e do transporte rodoviário de cargas. A pesquisa foi realizada com profissionais que participam do processo de tomada de decisão orçamentária. O estudo, de natureza quantitativa, utilizou um questionario com 30 questões para identificar o comportamento do tomador de decisão ao estimar metas orçamentárias. Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva e multivariada. O uso de modelagem de equações estruturais, com apoio do software PLS, mostrou que o modelo teórico proposto se aplica na prática e que o comportamento de tomada de decisão dos gestores que participaram deste estudo é diferente do comportamento encontrado em uma amostra formada por gestores de outros setores. Os resultados apontam para a importância de se constituirem conceitos pertinentes ao campo da Controladoria na fundamentação, acompanhamento e cumprimento da estratégia empresarial nas áreas da Logística e do Transporte Rodoviário de Carga. Os dados sugerem que os instrumentos de apoio à decisão precisam de um desenvolvimento melhor nesta área para que a decisão automática, mais intuitiva, não seja a forma predominante de tomada de decisão para os gestores da área, vez que ao mesmo tempo em que permite a versatilidade e rapidez de resposta, está sujeita à muitos vieses de decisão.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804460476774116por
dc.contributor.advisor1Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0742721719374242por
dc.contributor.referee1Perez, Gilbertopt_BR
dc.contributor.referee2Beuren, Ilse Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514517594315817por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2867/Arsenio%20Akamine%20Junior.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/985/1/Arsenio%20Akamine%20Junior.pdf


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