Gerenciamento do ponto de corte para a concessão de crédito no varejo brasileiro
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-02-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Crespi Júnior, Hugo
Orientador
Perera, Luiz Carlos Jacob
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Kimura, Herbert
Kimura, Herbert
Programa
Controladoria Empresarial
Resumo
Uma das mais importantes ferramentas de financiamento no varejo brasileiro é o crédito direto ao consumidor oferecido nos estabelecimentos por ocasião da compra. Operado através de financeiras cativas ou parceiras, o crédito é, normalmente, concedido ou negado sem que se leve em conta seu efeito na lucratividade do varejista. Quando se recusa o financiamento para um produto de grande margem de lucro, o efeito sobre os ganhos da empresa é evidentemente maior do que quando essa recusa inibe a venda de produto de menor margem, o que sugere haver ineficácia no processo. Esta pesquisa visou verificar se há espaço para aumentar a rentabilidade no varejo brasileiro, introduzindo a margem operacional nos critérios utilizados para concessão de crédito direto ao consumidor. Utilizando a curva ROC e a abordagem oferecida por Stein (2005), construíram-se simulações em torno de valores reais praticados no mercado, que permitiram confirmar, através de um novo balanceamento dos erros tipo I e tipo II, que ocorre a maximização de ganhos empresarias quando as margens operacionais do varejo são consideradas para a determinação de pontos de corte em modelos de crédito direto ao consumidor.
Descrição
Palavras-chave
credit scoring , financiamento no varejo , erro tipo I e tipo II , credit scoring , consumer credit , type I and type II errors
Assuntos Scopus
Citação
CRESPI JÚNIOR, Hugo. Gerenciamento do ponto de corte para a concessão de crédito no varejo brasileiro. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.