Efeitos da interdependência social e orientação de valor social sobre a formação de folga orçamentária

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2012-01-30
Autores
Righetti, Maria Carolina Gazso
Orientador
Cardoso, Ricardo Lopes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Aquino, André Carlos Busanelli de
Programa
Controladoria Empresarial
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da orientação de valor social e da interdependência social sobre a formação de folga orçamentária. A folga orçamentária é um tema largamente estudado por pesquisadores internacionais como fenômeno disfuncional do processo orçamentário, mas ainda não há uma conclusão clara a respeito de suas causas. Entendendo-se que esse tema influencia o processo de planejamento, os resultados e a competitividade das organizações, busca-se, neste trabalho, aprofundar os conhecimentos acerca do assunto, tendo como base as teorias sociais de valor, de interdependência e a teoria de folga orçamentária enraizada na teoria econômica da agência. Para tanto, foram aplicados um questionário, um experimento orçamentário e um instrumento para definição da orientação de valor social entre 41 gestores da empresa Tower International. De acordo com as análises estatísticas, não foi possível validar as hipóteses desta pesquisa, mas, considerando-se as teorias que nortearam este trabalho, pode-se concluir que há um vasto potencial na busca de melhores práticas na área de contabilidade gerencial.
Descrição
Palavras-chave
orientação de valor social , interdependência social , folga orçamentária , social value orientation , social interdependence , budgetary slack
Citação
RIGHETTI, Maria Carolina Gazso. Efeitos da interdependência social e orientação de valor social sobre a formação de folga orçamentária. 2012. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.