Custeio e formação de preço de venda: uma abordagem intervencionista em pequenas indústrias
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-06-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Renato Monteiro da
Orientador
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de
Favarin, Antonio Marcos
Favarin, Antonio Marcos
Programa
Controladoria Empresarial
Resumo
Esta pesquisa teve como propósito encontrar contribuições para a teoria que podem ser
obtidas por meio de uma pesquisa intervencionista na implantação de custeio e formação de
preço de venda em pequenas empresas. A metodologia baseou-se no framework de Labro e
Tuomela (2003) e consistiu em duas grandes fases. A primeira fase chamada de
compartilhamento do conhecimento foi elaborada com base no conceito SECI (Socialização,
Externalização, Combinação e Internalização) desenvolvido por Takeuchi e Nonaka (2008). A
segunda fase, intervencionista, também se mostrou bem sucedida. Verificou-se que a fase de
treinamento teve uma participação relevante na consecução dos objetivos da pesquisa.
Verificou-se também que a replicação dessa metodologia requer alguns cuidados importantes,
entre eles: (1) há que se evitar que empresas concorrentes participem do mesmo grupo de
treinamento e também de intervenção, (2) faz-se necessário que os pesquisadores tenham
experiências profissionais com o tema e com a realidade de micro e pequenas empresas; (3) a
fase de treinamento tem que ser apresentada em uma linguagem adequada à realidade desses
gestores/empresários. As evidências mostram que as melhorias em controle de custos foram
mais acentuadas em duas das três empresas estudadas. Estas duas empresas possuem controles
que podem ser considerados adequados e os resultados permitem sugerir que o grau de
qualidade desses controles é influenciado pela participação ativa de um dos sócios no controle
financeiro. Isso permitiu que as intervenções resultassem em aprimoramento no controle de
custos e preço de venda. Um melhor conhecimento dos custos permitiu um aumento da
confiança dos empresários na negociação dos preços com os seus clientes. Os resultados
devem ser analisados considerando as limitações deste trabalho que estudou uma amostra de
apenas três pequenas indústrias localizadas na região metropolitana da cidade São Paulo,
inseridas no setor metalúrgico, porém com diversas características bastante similares ao
universo das MPEs. Futuras pesquisas poderão ser conduzidas utilizando a própria amostra
das empresas participantes, podendo investigar os benefícios da intervenção em um intervalo
maior de tempo. Empresas com porte de faturamento superior ou ainda com melhores níveis
de controles gerenciais, poderiam demandar técnicas modernas de controle gerencial como
Balanced Scorecard ou Custeio Meta.
Descrição
Palavras-chave
intervenção , custos , preço de venda , pequenas empresas , intervention , costs , sales price , small business
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Renato Monteiro da. Custeio e formação de preço de venda: uma abordagem intervencionista em pequenas indústrias. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.