Uso dos sistemas de controle gerencial, técnicas de gestão e o desempenho de empresas do setor de autopeças
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-02-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Nisiyama, Edelcio Koitiro
Orientador
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Frezatti, Fabio
Frezatti, Fabio
Programa
Controladoria Empresarial
Resumo
Esta pesquisa estudou os relacionamentos entre os usos do Sistema de Controle Gerencial
(SCG), técnicas de gestão das operações e o desempenho em indústrias brasileiras de autopeças.
Utilizou-se o modelo de Simons (Levers of Control) para caracterizar os usos do
sistema de controle gerencial através das dimensões do uso diagnóstico e uso interativo. As
práticas de gestão operacional, tais como a TQM (Total Quality Management) e Programas de
Melhoria Contínua, visam também conseguir a vantagem competitiva e melhoria de
desempenho das empresas. Os efeitos no desempenho foram mensurados através da redução
de custos e do lançamento de novos produtos de forma a mostrar os efeitos no desempenho
operacional e no processo de inovação, tendo como suporte os conceitos da VBR (Visão
Baseada em Recursos), por meio de um survey com questionários respondidos por 98
empresas do setor, cujos dados foram analisados com a técnica de análise multivariada
Modelagem de Equações Estruturais com o método de estimação PLS (Partial Least Square).
Os resultados indicam que o uso diagnóstico do SCG está associado positivamente com as
metas de redução de custos, e o uso interativo do SCG está associado positivamente com os
objetivos de lançamento de novos produtos. Este resultado do uso interativo está em linha
com Henri (2006) e Oyadomari et al (2011) que mostraram a influência do uso interativo nas
competências organizacionais entre as quais está a inovação. Os resultados sugerem também
que o uso das técnicas de gestão das operações influencia positivamente a redução de custos,
entretanto, a hipótese de associação com as metas de lançamento de novos produtos não foi
validada estatisticamente. Os resultados desta pesquisa devem ser analisados à luz das
limitações deste tipo de pesquisa que considerou percepções de gestores de uma amostra não
probabilística em um modelo que simplifica a realidade deixando de fora outras variáveis que
podem influenciar as relações analisadas.
Descrição
Palavras-chave
sistema de controle gerencial , técnicas de gestão de operações , desempenho , setor de autopeças , management control system, technical operations management, performance, auto parts sector