Show simple item record

dc.creatorHidalgo, Patricia de Amorim
dc.date.accessioned2016-09-05T14:25:27Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:16:41Z
dc.date.available2020-05-28T18:16:41Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationHIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107
dc.description.abstractThe dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmobilidade urbanapor
dc.subjecttransporte públicopor
dc.subjectcentro históricopor
dc.titleO Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transportepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)por
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoA dinâmica dos fluxos urbanos está diretamente envolvida com a mobilidade e a atratividade dos usos. Como reflexo, a relação de causa e efeito entre o desenvolvimento do espaço urbano e a infraestrutura, além de complexos nunca são imediatos. Esta pesquisa observa o plano de desenvolvimento do espaço urbano pela perspectiva da mobilidade, das conexões e da acessibilidade pelas lentes do conceito do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte, em busca de requalificação urbana. O Plano 2030 da cidade de Bordeaux ilustra um plano urbano que integra equipamentos urbanos, o uso do solo e mobilidade, com ênfase para sustentabilidade e qualidade de vida, baseado no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No contexto brasileiro, a cidade de Santos é abordada devido à implantação do primeiro VLT do paulista e visa requalificar as áreas de intervenção do projeto. Para tal observação, foi feita a leitura e a reprodução iconográfica dos planos diretores dos dois casos e posteriormente analisados através do mesmo parâmetro de categorias elaboradas para esta pesquisa. A pesquisa tem como objetivo encontrar elementos dos projetos estudados que alcancem requalificação urbana.por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpor
dc.contributor.advisor1Souza, Carlos Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2503278782954156por
dc.contributor.referee1Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051por
dc.contributor.referee2Izaga, Fabiana Generoso de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659965430942292por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11124/Patricia%20de%20Amorim%20Hidalgo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2832/5/Patricia%20de%20Amorim%20Hidalgo.pdf
dc.keywordsurban mobilityeng
dc.keywordspublic transporteng
dc.keywordshistoric centereng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto