Domínio da forma: permanências e mutações nas composições arquitetônicas
Tipo
Tese
Data de publicação
2014-04-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rocha Júnior, Antônio Martins da
Orientador
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldana Junior, Valter Luis
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Amorim, Anália Maria Marinho de Carvalho
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Amorim, Anália Maria Marinho de Carvalho
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Expõe a discussão acerca da existência, coexistência ou confronto de dois procedimentos no âmbito do fazer arquitetônico contemporâneo: um proveniente da noção de espaço estável, que produz uma arquitetura constituída por elementos perfeitamente localizáveis; e o outro derivado da noção de espaço fluido, que enseja uma arquitetura constituída por uma profusão de efeitos especiais. Dito de outro modo seguindo conceituação expressa pela pesquisa , o embate entre um espaço substancial, homogêneo vinculado à noção de inteiro e regulado pela Geometria Euclidiana e um espaço acidental, heterogêneo ligado à ideia de deformação, modelado e representado por meios topológicos. No estudo dessa dicotomia, buscou-se compreender se o espaço dito substancial oriundo da tradição clássica e que havia prevalecido no curso da História entrou em crise para dar lugar ao espaço dito acidental, resultante, supostamente, da inovação tecnológica, sobretudo a digital. O objetivo é vislumbrar a condição da Arquitetura contemporânea em meio às tecnologias avançadas e sua relação com processos projetuais historicamente enraizados. A pesquisa verifica, portanto, se a noção de todo, que se relaciona e se harmoniza com suas partes, perdeu o seu sentido para dar lugar a um espaço instável, levando ao domínio das superfícies e, por consequência, ao fim de uma tradição. Para se abordar o problema da tradição na Arquitetura, a pesquisa foi buscar as raizes e o desenvolvimento histórico da linguagem clássica, considerando que ela representou, conscientemente, um ideal absoluto para inúmeros movimentos artísticos. Faz referência, também, a movimentos ditos anticlássicos, que se portaram como contraposições a premissas clássicas, dentre elas a ideia de forma como valor permanente. Esse caminho histórico tem como propósito detectar se a confrontação do espaço substancial com o espaço acidental é algo realmente contemporâneo, ou se não passa de mais uma configuração arcaica, percebida desde muito tempo. A conveniência da pesquisa diz respeito às possibilidades projetuais e aos processos a serem utilizados no ensino de Arquitetura.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura substancial , projeto arquitetônico , modernidade , architecture, , modernity
Assuntos Scopus
Citação
ROCHA JÚNIOR, Antônio Martins da. Domínio da forma: permanências e mutações nas composições arquitetônicas. 2014. 254 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.