O debate entre Agostinho e Pelágio sobre a questão do mal e sua contribuição para a sistematização da doutrina do livre-arbítrio entre os campos da teologia e da filosofia

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-08-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Hercílio José da Silva
Orientador
Moraes, Gerson Leite de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Cristiano Camilo
Gutiérrez, Jorge Luis Rodriguez
Programa
Ciências da Religião
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir as controvérsias entre os pensamentos de Santo Agostinho e Pelágio acerca do Mal e do Livre-arbítrio. A pesquisa expõe as divergências entre ambos os pensadores no que concerne às doutrinas cristãs e seus fundamentos básicos. Além disso, são analisadas as influências doutrinárias do mundo em que viviam e, por fim, discute-se como as propostas desses diálogos influenciaram a doutrina cristã no mundo contemporâneo historicamente e em que os debates contribuíram para a Teologia e para as Ciências relacionadas à Religião. Partindo das indagações se de fato é possível detectar o bem e o mal em torno da controvérsia de Santo Agostinho e Pelágio, se é possível perceber as contribuições para a sistematização da doutrina do livre-arbítrio, os materiais usados têm como base os livros de Santo Agostinho, tais como Graça I e Graça II, e pesquisas e leituras de diversos livros. O tema norteador para tal estudo do presente trabalho enfatiza “A controvérsia entre Agostinho e Pelágio sobre a questão do mal e sua contribuição para a sistematização da doutrina do Livre-arbítrio entre os campos da Teologia e da Filosofia”. Pode-se dizer, com base nos estudos realizados, que as questões mencionadas nos pensamentos e debates em estudos realizados sobre Santo Agostinho e Pelágio servem de fundamento para os debates do contexto da Reforma, destacando-se o embate entre Lutero e Erasmo, na sequencia no que diz respeito à doutrina do Calvinismo e do Arminianismo no século XVII, e o problema do mal mencionado por Descartes. Ainda hoje, os temas em destaque são estudados e pesquisados por estudiosos e teólogos, pois tais doutrinas cristãs tocam em questões concernentes à origem do mal e à soberania de Deus, podendo, assim, esta pesquisa contribuir, ainda, para o estudo no campo das Ciências da Religião.
Descrição
Palavras-chave
teologia , doutrina cristã , controvérsias , livre-arbítrio , debates , o mal , soberania de Deus
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Hercílio José da Silva. O debate entre Agostinho e Pelágio sobre a questão do mal e sua contribuição para a sistematização da doutrina do livre-arbítrio entre os campos da teologia e da filosofia. 2019. 75 f. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.