Vocação, Glória de Deus e serviço ao próximo: conceitos teológicos e implicações práticas da ética protestante do trabalho

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-08-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Tracci, Eduardo
Orientador
Moraes, Gerson Leite de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Medeiros, Christian Brially Tavares de
Lima, Éber Ferreira Silveira
Programa
Ciências da Religião
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise de três conceitos teológicos que se encontram na ética protestante do trabalho. Estes conceitos estão fundamentados nos ensinos bíblicos sobre o trabalho, e tiveram uma enorme influência sobre as sociedades que os adotaram. O primeiro conceito é o do trabalho como vocação, o qual afirma que Deus vocaciona pessoas para cumprirem determinados ofícios e, o labor humano, fruto dessa vocação é, na verdade, um instrumento da providência divina. O segundo conceito está relacionado ao fato de que todo trabalho é realizado, antes de tudo, a Deus, e, por isso, Ele é adorado e glorificado por meio dele. Por último, será apresentado o conceito do trabalho como serviço ao próximo, que afirma que o trabalho não é um fim em si mesmo, mas aponta para um objetivo maior que inclui o auxílio ao semelhante. Ao final da análise de cada conceito, serão apresentadas implicações práticas de como eles podem influenciar o labor diário dos trabalhadores.
Descrição
Palavras-chave
ética protestante do trabalho , vocação , serviço a Deus , serviço ao próximo , implicações práticas
Assuntos Scopus
Citação
TRACCI, Eduardo. Vocação, glória de Deus e serviço ao próximo: conceitos teológicos e implicações práticas da ética protestante do trabalho. 2018.104 f. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.