A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
Tipo
Dissertação
Data
2009-03-05
Autores
Panarelli, Angélica Moreira
Orientador
Gomes, Antônio Máspoli de Araújo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Edson Pereira
Chaves, Arthur Pinto
Chaves, Arthur Pinto
Programa
Ciências da Religião
Resumo
Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje.
Descrição
Palavras-chave
João Amós Comenius , disciplina , educação , ensino fundamental , relação professor/aluno , ensino religioso , João Amós Comenius , disciplina , educación , enseñanza fundamental , relación profesor/alumno , enseñanza religiosa
Citação
PANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.