Show simple item record

dc.creatorFatareli, Uesleipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:32Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:25Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:14:25Z
dc.date.issued2007-02-26pt_BR
dc.identifier.citationFATARELI, Ueslei. "Cantai ao Senhor um cântico novo": influência da teologia da libertação no canto protestante brasileiro. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25631
dc.description.abstractThe focus of this thesis is the influence of the Liberation Theology in protestant music made in Brazil during the decades of 1960, 1970 e 1980 and the possible reasons which this religion context had and still has difficulties in developing a song that treats themes related with social issues, like those which were purposed by the Liberation Theology. In relation to this kind of musical work produced in Brazil, authors like João Dias de Araújo, Jaci Maraschin and others are mentioned. This thesis also intends to stimulate a reflection on two theological legacies. The first one arrived in Brazil with the missionaries who came from United States in the beginning of the nineteenth century, and the second is the one left by the first hymn book edited in Brazil called Psalms and Hymns.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteologia da libertaçãopor
dc.subjectprotestantismopor
dc.subjectmúsicapor
dc.subjectliberation theologyeng
dc.subjectprotestantismeng
dc.subjectmusiceng
dc.title"Cantai ao Senhor um cântico novo": influência da teologia da libertação no canto protestante brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentReligiãopor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.description.resumoEsta tese tem como foco a influência da Teologia da Libertação na música protestante feita no Brasil durante as décadas de 1960, 1970 e 1980 e as possíveis razões que este contexto religioso em questão teve a ainda tem dificuldades em desenvolver uma canção que trate de assuntos relacionados com temas sociais, como é proposto pela Teologia da Libertação. Com relação a este tipo de trabalho musical produzido no Brasil, autores como João Dias de Araújo, Jaci Maraschin e outros são mencionados. Esta tese tem também a intenção de estimular a reflexão em torno de dois legados teológicos. O primeiro é aquele que chegou ao Brasil com os missionários vindos dos Estados Unidos no começo do século dezenove, e o segundo é aquele deixado pelo primeiro hinário editado no Brasil chamado Salmos e Hinos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0879501329464082por
dc.contributor.advisor1Caldas Filho, Carlos Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1677881528942460por
dc.contributor.referee1Liberal, Márcia Mello Costa dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710283260920359por
dc.contributor.referee2Cabral, Gladir da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4309257776885676por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4700/Ueslei%20Fatareli.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2458/1/Ueslei%20Fatareli.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record