A igreja católica apostólica ortodoxa russa no exílio em São Paulo: etnicidade e identidade religiosa: um estudo de caso

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2007-02-26
Autores
Loiacono, Mauricio
Orientador
Pereira, João Baptista Borges
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Cavalcante, Ronaldo de Paula
Dawsey, John Cowart
Programa
Ciências da Religião
Resumo
O presente trabalho tem como tema, A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Russa no Exílio em São Paulo. O desenvolvimento do tema em questão objetivou-se a demonstrar como essa denominação da Igreja Ortodoxa voltada para a Imigração atua junto aos russos que a ela são congregados, não apenas limitando-se a uma relação no espaço sagrado onde estão instalados seus templos para onde os fiéis acorrem nos dias de Liturgia e Festas Santificadas, mais que isso, a sua forma de agir no cotidiano dessas pessoas que fora da Rússia foram obrigadas à reconstrução de sua identidade em um país totalmente estranho para eles. O texto que ora é apresentado, teve como subsídios uma pesquisa feita junto a sacerdotes dessa Igreja, principalmente o padre responsável pela Paróquia de São Sérgio de Radonej no Bairro de Moema-SP. Além dessas entrevistas concluídas junto aos clérigos, foram realizados ainda nessa pesquisa, trabalhos de observação in loco, participando além das Liturgias Dominicais, em celebrações como a da Páscoa e Festa da Fundação da Paróquia entre outras. Assim sendo, espera-se que esse trabalho pioneiro em relação ao assunto venha a apresentar-se como uma contribuição para os estudiosos das Ciências da Religião, bem como outros estudos correlatos a Diversidade Religiosa no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
igreja ortodoxa , identidade religiosa , etnia , orthodox church , identity religious , ethnic group
Citação
LOIACONO, Mauricio. A igreja católica apostólica ortodoxa russa no exílio em São Paulo: etnicidade e identidade religiosa: um estudo de caso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.