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dc.creatorFernandes, Emanuel Linopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:23Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:20Z
dc.date.available2013-03-15pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:14:20Z
dc.date.issued2012-12-14pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Emanuel Lino. Resiliência nas relações familiares: um estudo das práticas de aconselhamento pastoral. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25600
dc.description.abstractThe present study aims to demonstrate how pastoral counseling and taking part in Christian groups may act as a mechanism for strengthening the resilience within a familiar context; and at the same time bring to observation that a eficient counseling may demand from the counselor, depending on the case, a referral to a therapist, who is the professional psychologist. Even in theological seminars there exist classes of Introduction to Psychology, where students learn some techniques and skills such as empathy, body language, among olhers. It is well known that pastoral counselors are not explicitly even though inclined to the use of psychological instrumentation in their offices. This work shows the contradictory discourse of many contemporaries focused on the argumentation of the sufficiency of the scriptures , for the so called nouthetic couseling. The Holy scriptures are really sufficient, this sufficiency is revealed in itself, and what happens is that there is a confusion of terms because the proper Scripture speaks of a human work, Common Grace and aspects of welfare of the human being, which aren t for salvation, in salvation is the case of the sufficiency of eternal revelation. Pastoral counseling has its reach as well as a professional psychological treatment has its own, however they are distinct areas. Through literature searches this work shows the connection of positive aspects between the integrationism of Christian spirituality and family therapy in support of resilience. That, which is not achieved at pastoral counseling, comes from the professional psychologist, who also has his/her limits in psychiatric cases. Therefore, each one has his/her scope and where the field of one ends the other starts.eng
dc.description.sponsorshipIgreja Presbiteriana do Brasilpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectresiliênciapor
dc.subjectfamíliaspor
dc.subjectaconselhamento pastoralpor
dc.subjectaconselhamento psicológicopor
dc.subjectchristian spiritualityeng
dc.subjectresilienceeng
dc.subjectfamilieseng
dc.subjectpastoral counselingeng
dc.subjectcounseling psychologyeng
dc.titleResiliência nas relações familiares: um estudo das práticas de aconselhamento pastoralpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentReligiãopor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo mostrar como aconselhamento pastoral e a participação em grupos cristãos podem atuar como mecanismo de fortalecimento da resiliência no contexto familiar, ao mesmo tempo trazer a observação que o aconselhamento eficaz pode exigir do conselheiro, dependendo do caso, um encaminhamento para outro terapeuta, o profissional da psicologia. Nos próprios seminários teológicos existem as aulas de Introdução a Psicologia, onde os alunos aprendem algumas técnicas e conhecimentos como empatia, linguagem corporal entre outras. É bem sabido que os conselheiros pastorais mesmo não sendo explicitamente a favor,usam ferramentas da psicologia nos gabinetes pastorais. O trabalho mostra a fala contraditória de muitos contemporâneos focados na argumentação da Suficiencia das Escrituras , para o aconselhamento chamado noutético. As Sagradas Escrituras realmente são suficientes, a suficiência é nela revelada, o que acontece é que há uma confusão de termos pois a própria escritura fala do trabalho humano, da Graça Comum e de aspectos de bem estar do ser humano que não são salvíficos, pois a salvação eterna é o caso da suficiência da revelação. O aconselhamento pastoral tem o seu alcance assim como o tratamento psicológico profissional o seu, são áreas distintas. Através de pesquisas bibliográficas o trabalho mostra a conectividade de aspectos positivos entre o integracionismo da espiritualidade cristã e a terapia familiar em apoio à resiliência. O que não é alçada do aconselhamento pastoral é do profissional psicólogo, que também tem seus limites em casos psiquiatricos, assim vemos que cada um tem ao seu alcançe e onde acaba o terreno de um começa o do outro.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675260927610082por
dc.contributor.advisor1Gomes, Antônio Máspoli de Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150301525676448por
dc.contributor.referee1Lopes, Edson Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707777703469117por
dc.contributor.referee2Pazinato, Patriciapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336988159404200por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4681/Emanuel%20Lino%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2426/1/Emanuel%20Lino%20Fernandes.pdf


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