A interação autor-aluno no livro didático à luz dos fundamentos da enunciação

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-11-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gomes, Juliana da Silva
Orientador
Hilgert, José Gaston
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Postal, Jairo
Tocaia, Luciano Magnoni
Programa
Letras
Resumo
A presente dissertação busca caracterizar, à luz dos fundamentos da enunciação, o volume 1 da coleção didática de língua portuguesa, do Projeto Apoema, de autoria das linguistas Lúcia Teixeira, Karla Faria, Silvia Maria de Sousa, publicado pela Editora do Brasil (2013). Escolhemos o livro didático como objeto de nosso estudo, já que temos interesse em questões que se voltam ao ensino geral de línguas e, em particular, ao ensino da língua portuguesa. O livro didático é, sem dúvida, uma ferramenta influente nesse ensino e, muitas vezes, o principal elemento estruturador das aulas. Por isso, desvendar os seus “segredos” sempre contribui para um olhar mais acurado do professor sobre o seu trabalho. Nosso estudo dará especial atenção a dois níveis de estruturação da obra referida: a forma de interação autor/autores-aluno/alunos o trabalho com os textos selecionados para cada unidade do livro. A análise que faremos terá um objetivo geral e seis objetivos específicos. O objetivo geral é buscar a configuração enunciativa global do livro. E os objetivos específicos são: a) identificar o narrador, para verificar-se ele se apresenta em primeira ou em terceira pessoa, definindo assim, os efeitos de sentido que uma ou outra escolha produz) identificar o modo como está marcado o narratário nos textos, verificando os efeitos de sentido que as diferentes marcações produzem; c) observar se os textos são enunciativos ou enuncivos, explicando as razões e as consequências que produz uma ou outra escolha; d) verificar se os textos são textos predominantemente figurativos ou temáticos e as razões de uma ou outra escolha; e) analisar se, do ponto de vista do plano de expressão, os textos são predominantemente verbais, sincréticos (verbais/não verbais) ou inteiramente não verbais, esclarecendo os motivos dessas opções no contexto das unidades analisadas e da obra como um todo; e f) verificar se os textos vêm marcados por recursos que produzem efeitos de oralidade, definindo a pertinência desses efeitos no conjunto da obra. Cremos que, alcançados esses objetivos, teremos a configuração enunciativa global do livro que, no dizer das próprias autoras, visa a “desafiar o leitor a descobrir a riqueza da linguagem e o sentido que ela dá para o mundo”.
Descrição
Palavras-chave
livro didático , língua portuguesa , enunciação , enunciador , enunciatário , narrador , narratário
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Citação
GOMES, Juliana da Silva. A interação autor-aluno no livro didático à luz dos fundamentos da enunciação. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015 .