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dc.contributor.advisorAlvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.authorAkamine, William Takenobu
dc.date.accessioned2019-06-27T15:35:20Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:44Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:44Z
dc.date.issued2019-05-15
dc.identifier.citationAKAMINE, William Takenobu. As práticas discursivas intertextuais do lyric video: uma (re)leitura audiovisual performática. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25537
dc.description.abstractEven though well defined, the music market looks for new strategic resources to find a segment of the publicity and best choice to the public. We live in a society supported in technology, that adore the agility of the information and the versatility of content production, the segment of the entertainment became disputed. Currently, the music shows the dialogue with other languages. In the context of the combination of media, we see several contents mixed of sounds and images, which makes audiovisual products to travel on the internet, has purpose of getting more views and likes in social networks. Technology has advanced, new methods have emerged that place another component in front of sound and music: the lyrics of composition. This is a way to visualize the content synchronized with the music. The techniques of conversation applied in the digital media are the same used in impressions, television, or even in writing. The function of convincing the public to consume video lyric, object of this text, carries hidden techniques and speech, that was built for the information device. We speak in this dissertation the ways of constitution of lyric video, the best resources to build a rhetoric of persuasion and what effects of meaning these strategies produce. The theoretical bases of this dissertation are: the studies of Bakhtin Circle dialogism, the fundamentals of Aristotle's Rhetoric and Gestalt theory, under the eye of Donis A. Dondis.
dc.description.abstractApesar de muito estabelecido, o mercado fonográfico busca a utilização de novos recursos estratégicos a fim de canalizar sua publicidade nesse segmento e garantir a adesão do público. Como estamos numa sociedade amparada na tecnologia, que preza a agilidade da informação e a facilidade de produção de conteúdo, o nicho do entretenimento tornou-se bastante disputado. Atualmente, a música é apresentada dialogando com outras linguagens das mais variadas formas. No circuito da combinação de mídias, vemos uma infinidade de conteúdos mistos de sons e imagens, que resultam em produtos audiovisuais que veiculam pela internet, com o propósito de conseguir mais visualizações e curtidas nas redes sociais, como o lyric video. Com o avanço da tecnologia, surgiram novos recursos que também possibilitaram a inserção de outro elemento nessa ferramenta além da sonoridade da música: a letra da composição. Esta se apresenta de forma a complementar visualmente por meio de um discurso semanticamente sincronizado com a composição musical. As técnicas de interlocução aplicadas nos conteúdos audiovisuais são as mesmas utilizadas em mídias impressas, televisivas, ou mesmo na linguagem escrita. A função de gerar uma empatia com o público e assim persuadi-lo a consumir o lyric video, objeto deste estudo, está implicitamente carregada de técnicas e heranças discursivas, apropriadamente construídas para o dispositivo veiculador de informação. Discutiremos nesta dissertação os modos de constituição do lyric video, os recursos de que ele se vale para construir uma retórica de persuasão e que efeitos de sentido essas estratégias produzem. As bases teóricas desta dissertação são: os estudos do dialogismo do Círculo de Bakhtin, os fundamentos da Retórica de Aristóteles e a teoria da Gestalt, sob o olhar de Donis A. Dondis.
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenzie
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectlyric video
dc.subjectpublicidade
dc.subjectaudiovisual
dc.subjectretórica
dc.subjectdialogismo
dc.titleAs práticas discursivas intertextuais do lyric video: uma (re)leitura audiovisual performática
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3969797965635280
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19149/William%20Takenobu%20Akamine.pdf.jpg
dc.keywordslyric video
dc.keywordspublicity
dc.keywordsaudio-visual
dc.keywordsrethoric
dc.keywordsdialogism
local.contributor.board1Davino, Gláucia Eneida
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810
local.contributor.board2Morais, Osvando José de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4197064774904042
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras


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