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dc.creatorNascimento, Fernanda Ferreira e Silva do
dc.date.accessioned2017-09-25T13:37:24Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:39Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:39Z
dc.date.issued2017-08-02
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fernanda Ferreira e Silva do. O jogo de representações em Cidade dos Sonhos. 2017. 106 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25504
dc.description.abstractDavid Lynch, one of the greatest North American filmmakers, is known mainly for his films influenced by Surrealism and for having developed a particular aesthetic style. In his works, identity crises are frequent themes and in the research of the chosen object for this dissertation – Mulholland Dr. (2001) – the director explores to the maximum the fragmented personality of the protagonist in a universe of simulacra as Hollywood. The duplicity of the character Betty/Diane is the main conflict of the film and the central question of this dissertation. Thinking about the dense nature of the film and the importance of the subject identity, the objective is to investigate how the personality of the protagonist is fragmented in the filmic text and what artifices the director relies on to explore the duality of the main character. In order to meet the central purpose of the dissertation, in the first chapter a study is carried out on modernity, new identities and the concept of simulacrum, which reveal the fragmentation of the modern self that is configured in the phenomenon of the double. In a second moment of the research, the aesthetic questions are valued to observe how the shattered identity of the protagonist is portrayed in a dreamlike perspective, sphere in which the reality and the dream world of Diane are constantly blurred. Still, considering the relevance of the ambience of dreams, there is the concern to examine the relation of the film to the surrealist movement and the theme that carries the concept of game present in the filmic text. Finally, in a third part, theories are presented about the double as a process of rejection to reality and as a resource used by the protagonist to evade the consequences reserved for her destiny.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectjogopor
dc.subjectduplopor
dc.subjectsurrealismopor
dc.titleO jogo de representações em Cidade dos Sonhospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.description.resumoDavid Lynch, um dos maiores cineastas norte-americanos, é conhecido principalmente por seus filmes influenciados pelo Surrealismo e por ter desenvolvido um estilo estético particular. Nas suas obras, as crises de identidades são temas frequentes, e no objeto de pesquisa escolhido para esta dissertação – Mulholland Dr. (Cidade dos sonhos, 2001) – o diretor explora ao máximo a personalidade fragmentada da protagonista em um universo de simulacros como Hollywood. A duplicidade da personagem Betty/Diane é o principal conflito do filme e a questão central desta dissertação. Pensando neste corpus de natureza densa e na importância do tema identidade, apresenta-se como objetivo investigar como a personalidade da protagonista se fragmenta no texto fílmico e em quais artifícios o diretor se apoia para explorar a dualidade da personagem principal. Para atender ao propósito central da dissertação, no primeiro capítulo realiza-se um estudo sobre a modernidade, as novas identidades e o conceito de simulacro, que desvelam a fragmentação do sujeito moderno que se configura no fenômeno do duplo. Em um segundo momento da pesquisa, as questões estéticas são valorizadas para observar como a cisão identitária da personagem protagonista é retratada em uma perspectiva onírica, esfera em que a realidade e o mundo dos sonhos de Diane se confundem constantemente. Ainda, considerando a relevância da ambiência dos sonhos, há a preocupação em examinar a relação do filme com o movimento surrealista e a temática que carrega o conceito de jogo presente no texto fílmico. Finalmente, em uma terceira parte, apresentam-se teorias sobre o duplo como um processo de rejeição à realidade e como um recurso utilizado pela protagonista para fugir das consequências reservadas ao seu destino.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2274650085257997por
dc.contributor.advisor1lvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776por
dc.contributor.referee1Atik, Maria Luiza Guarnieri
dc.contributor.referee2Diógenes, Nivaldo Medeiros
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14938/Fernanda%20Ferreira%20e%20Silva%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3333/5/Fernanda%20Ferreira%20e%20Silva%20do%20Nascimento.pdf
dc.keywordsidentityeng
dc.keywordsgamepor
dc.keywordsdoublepor
dc.keywordssurrealismpor


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