God of war – do game ao livro: um mito para duas narrativas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-02-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida, Luciano Aparecido Borges
Orientador
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Diogenes, Nivaldo Medeiros
Diogenes, Nivaldo Medeiros
Programa
Letras
Resumo
O game God of war (parte 1), corpus desta pesquisa, é o ponto de partida desta investigação, cujo objetivo é examinar a jornada do herói, o monomito proposto por Campbell, e a sua aplicação como padrão narrativo estruturante do enredo também para o romance homônimo, sem perder de vista o diálogo que os textos estabelecem com a Mitologia Grega. A importância de realizar este estudo está na contribuição que se pretende dar para o entendimento dos elementos narrativos míticos que se configuram em mídias, como a digital e a impressa, que compartilham uma mesma história, que encontra formas distintas de expressão, uma vez que os elementos narrativos do game (a interatividade, a não linearidade, resultado da ação do jogador e a imersão), em alguma medida, diferem dos tradicionais (personagens, narrador, tempo e espaço) que caracterizam o romance. A perspectiva deste trabalho é a da intertextualidade, em que se analisa a presença efetiva de um texto em outro. Para realizar esta tarefa, os estudos de Gérard Genette, Joseph Campbell e Junito de Souza Brandão oferecem a fundamentação teórica necessária para o exame dos textos, que privilegiará tanto a análise de textos verbais quanto os textos audiovisuais.
Descrição
Palavras-chave
mitologia greco-romana , game , romance , intertextualidade , monomito
Assuntos Scopus
Citação
ALMEIDA, Luciano Aparecido Borges. God of war – do game ao livro: um mito para duas narrativas. 2017. 121 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.